ATA DA CENTÉSIMA TRIGÉSIMA QUARTA REUNIÃO DA CÂMARA DE PESQUISA DO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA

No dia vinte e dois de setembro de dois mil e três, às quatorze horas, na sala sete do prédio do Departamento de Matemática reuniu-se a Câmara de Pesquisa com a presença dos seguintes membros: Professor Eliezer Batista, Professor Igor Mozolevski (coordenador da pós-graduação), Professor Mário César Zambaldi, Professor Oscar Ricardo Janesch e Professor Luiz Augusto Saeger (presidente). Havendo quorum, a reunião foi iniciada. EXPEDIENTE: Foi lida a Ata da Centésima Trigésima Terceira Reunião da Câmara de Pesquisa, tendo sido aprovada; ORDEM DO DIA 1) aprovado o parecer do Professor Joel Santos Souza, o qual é favorável ao deferimento do relatório parcial de pesquisa "Estabilização e comportamento assintótico das soluções de equações de evolução dissipativas", do Professor Ruy Coimbra Charão; 2) Aprovado o parecer do Professor Paulo Henrique Viana de Barros, o qual é de parecer contrário ao pedido de redistribuição para esse Departamento da Professora Maria de Lourdes Merlini Giuliani, da Universidade Federal de Santa Maria; 3) Aprovado o seguinte texto dos modelos para projetos e relatórios que a Câmara de Pesquisa utilizará como referência no julgamento de futuros projetos e relatórios em conformidade às novas regras de atribuição de horas de pesquisa anteriormente aprovadas: "Modelo para Projeto de Pesquisa. O projeto deverá ser entregue na Secretaria do Departamento de Matemática até o prazo estipulado e divulgado pela Câmara de Pesquisa, e deverá conter pelo menos os seguintes itens: 1.Título; 2.Nome(s) do(s) proponente(s) e do coordenador, se for o caso; 3.Período: início e fim, sempre com duração de 2 (dois) anos; 4.Número de horas semanais a serem atribuídas à pesquisa: 20h ou 10h, discriminadas para cada participante; 5.Consultores e/ou colaboradores, se houver; 6.Palavras-chave; 7.Objetivos do Projeto; 8.Descrição do Projeto contendo os seguintes itens: 1.Histórico do problema proposto, indicando como ele surgiu e mencionando resultados parciais e/ou outros resultados que possam situar o problema; 2.Relevância, utilidade e aplicabilidade da solução do problema; 3.Atividades a serem desenvolvidas no processo de solucionar o problema: seminários, consultas com especialistas de outros centros, etc. Especificar as linhas de pesquisa que pretende utilizar, e as metas específicas que pretende alcançar com estas atividades; 4.Atividades anteriores de pesquisa na área ou em áreas próximas, e outros fatos que indiquem que o plano proposto tem possibilidade de ser levado adiante. 9.Bibliografia; 10.Data e assinatura. Modelo para Relatório de Pesquisa. Em linhas gerais o relatório deverá salientar os objetivos originalmente propostos no projeto e se estes foram alcançados ou não e a forma como isso foi feito. Se o projeto envolver mais de um participante, o relatório deverá refletir a atividade de cada membro da equipe. Este relatório deverá ser entregue na Secretaria do Departamento de Matemática até o prazo estipulado e divulgado pela Câmara de Pesquisa, e deverá conter pelo menos os seguintes itens: 1.Cópia do projeto original; 2.Relatório técnico que detalha toda a pesquisa desenvolvida; 3.Relatório de atividades pertinentes ao projeto no período, inclusive orientações, com cópias dos trabalhos publicados ou submetidos à publicação e com os comprovantes, tanto de participação em eventos científicos e seminários como os de aceitação para publicação; 4.Não havendo uma publicação pronta ou uma versão do trabalho submetido à publicação, o relatório final deverá conter a descrição de resultados obtidos redigidos em forma de uma pré-publicação. Esta deverá ter uma identificação uniforme que indica a sua origem e a ligação com o Departamento. A confecção de bibliografia e a redação geral da pré-publicação devem obedecer as regras gerais aceitas na comunidade científica; 5.Quando for o caso de encerramento do projeto antes do prazo de dois anos, o relatório deverá conter também uma exposição de motivos e justificativas para tal interrupção; 6.Caso o(s) docente(s) que participa(m) do projeto que é o objeto do presente relatório pretender(em) propor novo projeto para os próximos 2 anos, o relatório deverá conter também uma lista documentada de publicações de cada participante em periódicos arbitrados e em anais de congressos nos últimos 4 (quatro) anos; 7.Data e assinatura". Estes modelos serão publicados no endereço eletrônico http://www.mtm.ufsc.br/~cpq/mtm/regrascpq.html#mod, na mesma página interna da Câmara de Pesquisa onde foram publicadas as regras para atribuição de horas de pesquisa. Nada mais havendo a tratar, a reunião foi encerrada e eu, Luiz Augusto Saeger, lavrei a presente ata.

Professor Luiz Augusto Saeger