Plano de ensino

MTM 5005 - CONJUNTOS NUMÉRICOS

Nº DE HORAS-AULA SEMANAIS: 5
Nº TOTAL DE HORAS-AULA: 90
SEMESTRE: 2004/1
TURMA: 0149
PROFESSOR: Andrzej Solecki

EMENTA - Números Naturais. Números Inteiros. Números Racionais. História da Matemática relacionada com o conteúdo.

CONTEÚDO

1.Números Naturais
Primos. Crivo de Eratóstenes. Divisores. Algoritmo de Euclides. Operações aritméticas. Axiomas de Peano e indução. Teorema fundamental de aritmética. Fatoração com computadores.

2.Números Inteiros
Números inteiros como extensão dos naturais. Operações. Valor absoluto. Congruências. Teorema chinês sobre os restos.

3.Números racionais
Construção do conjunto. Operações. Representação decimal e binária. Densidade. Números não racionais.

METODOLOGIA

Aulas expositivas e listas (semanais) de exercícios. A presença na aula é exigida, a formação de grupos de trabalho é fortemente incentivado.

AVALIAÇÃO

Três provas: dia 22 de abril (peso 2), dia 25 de maio (peso 2), dia 24 de junho (peso 4). Até um ponto ganha-se pela presença sistemática na sala de aula. Mais um ponto pode ser obtido pela atividade na aula (perguntas, intervenções, criticas, complementação criativa de material em forma de exposições, propostas de exercícios interessantes).

De acordo com a Resolução 17/CUn/97, Art. 70, § 2, o aluno com frequência suficiente e média das notas de avaliação do semestre entre 3,0 e 5,5, terá direito a uma nova avaliação sendo que a nota final será calculada, segundo o art. 71, § 3o através da média das notas das avaliações parciais e a nota obtida na avaliação estabelecida no citado parágrafo.

BIBLIOGRAFIA

Meus colegas compilaram uma lista de livros interessantes e acessíveis aos estudantes. Cito-a aqui destacando qu no primeiro curso é preferível usar cabeça e listas de exercícios e tratar os livros-textos como material complementar. Seguramente não é indicado para calouros o uso de vários livros no mesmo período.

1. Domingues, H . H. Fundamentos de Aritmética. São Paulo, Atual Editora
2. Peterson, J.A. & Hashisaki, J. Teorema de la Aritmética, México, Centro Regional de Ayuda Técnica.
3. Niven, I. Números racionais e irracionais. Rio de Janeiro, SBM
4. Fomin, 5. Sistemas de Numeração. São Paulo, Atual Editora
5. Sominski, I. S. Método de Indução Matemática. São Paulo, Atual Editora
6. Tópicos de História da Matemática para uso em sala de aula, Atual Editora - São Paulo. Volumes:

  1. Baumgart, J. K. - Álgebra
  2. Gunglach, B. H. - Números e Numerais.
  3. Davis, H.T. - computação.
7. Ifrah, G. História Universa1 dos Algarismos - Tomo I/ Tomo II. Rio de Janeiro, Editora Nova Fronteira
8. Eves, H. Introdução à História da Matemática. Campinas, Editora da Unicamp
9. Milies, C.P. & Coelho, S.P. Números: uma introdução à Matemática. São Paulo, Edusp
10. Santos, J. P. O. Introdução à Teoria dos Números. Rio do Janeiro, SBM.
11. Wells, D. Dicionário de números interessantes e curiosos. Lisboa, Editora Gradiva.