PLANO DE ENSINO
DISCIPLINA: Álgebra Linear e Geometria Analítica
CÓDIGO: MTM 5223
PRÉ-REQUISITO:
SEMESTRE: 2004.2
Nº DE HORAS-AULA SEMANAIS: 06
Nº TOTAL DE HORAS-AULA: 108
CURSO: Ciências da Computação
PROFESSOR: Elisa Zunko Toma
EMENTA:
Matrizes. Sistemas Lineares. Espaços Vetoriais no Rn . Produtos em espaço vetorial. Estudo da reta e do plano. Transformações lineares. Curvas Planas. Superfícies.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
O aluno deverá ser capaz de:
- resolver sistemas de equações lineares por escalonamento;
- identificar se um conjunto é espaço vetorial;
- identificar transformações lineares;
- determinar a matriz de uma transformação linear;
- calcular autovalores e autovetores de matrizes;
- identificar curvas planas e superfícies através de suas várias representações.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
1. Matrizes
Operações elementares. Multiplicação de matrizes. Inversa de uma matriz. Posto de uma matriz. Transposta de uma matriz. Matriz simétrica. Matriz triangular.
2. Sistemas Lineares
Discussão e resolução de um sistema linear por escalonamento.
3. Vetores
Representação geométrica e analítica de vetor. Produtos escalar e vetorial. Norma. Ângulo entre vetores. Combinação linear. Vetores linearmente independentes e linearmente dependentes. Projeção ortogonal.
4. Retas e Planos
Equações vetorial, paramétrica e reduzida da reta. Retas paralelas e perpendiculares. Ângulo entre duas retas. Intersecção entre retas. Equações vetorial, paramétrica e geral de um plano. Vetor normal a um plano. Planos paralelos e perpendiculares. Ângulo entre planos. Intersecção de planos. Ângulo de reta e plano. Posições entre retas e planos. Distâncias: entre ponto e reta, ponto e plano.
5. Espaço Vetorial
Definição de espaço vetorial. Subespaço vetorial. Base e dimensão de um espaço vetorial. Base ortonormal – processo de ortogonalização de Gram-Schmidt.
6. Transformação linear.
Definição. Exemplos de transformações: reflexão, rotação, cisalhamento, etc. Núcleo e imagem. Matriz de uma transformação linear. Matriz mudança de base. Operadores lineares especiais: auto-adjuntos e ortogonais. Transformações lineares inversíveis.
7. Autovalores e autovetores.
Definição. Cálculo de autovalores e autovetores. Diagonalização.
8. Cônicas e quádricas
Circunferência. Elipse. Hipérbole. Parábola. Representações cartesiana e paramétrica. Identificação através de autovalores.
METODOLOGIA
O programa será desenvolvido através de aulas expositivas sobre o conteúdo teórico com apresentação e resolução de exemplos. O aluno também contará com monitor no Departamento de Matemática.
AVALIAÇÃO
O aluno será avaliado através de 4 (quatro) provas escritas obrigatórias. A média M será obtida pela média aritmética simples das notas das provas. Estará aprovado(a) o(a) aluno(a) com freqüência suficiente (FS) e média M maior ou igual a 6,0 (seis), segundo o Art. 72 da Resolução no 17/Cun/97. O(a) aluno(a) com freqüência suficiente (FS) e média M entre 3,0 (três) e 5,5 (cinco e meio) terá direito a uma nova avaliação, que será sobre todo o conteúdo desenvolvido no semestre, conforme o que dispõe o Parágrafo 2 do Art. 70 da Resolução no 17/Cun/97. Neste caso, a média final será a média aritmética entre a média M e a nota obtida na nova avaliação (Parágrafo 3 do art. 71 da mesma resolução). A nota mínima de aprovação é 6,0 (seis).
BIBLIOGRAFIA:
Florianópolis, 26 de fevereiro de 2004
Elisa Zunko Toma
coordenador