PLANO DE ENSINO
DISCIPLINA: H-Cálculo II
CÓDIGO: MTM 5802
CURSO: Programa Avançado de Matemática (PAM)
SEMESTRE: 2002.2
PRÉ-REQUISITO: MTM 5801
Nº DE HORAS-AULA SEMANAIS: 08
TOTAL DE HORAS-AULA: 144
PROFESSOR Igor Mozolevski
OBJETIVOS: Introduzir ao aluno, com rigor, os fundamentos do cálculo Diferencial e Integral de funções de uma variável real e seus desenvolvimentos e aplicações.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- Cálculo Integral: Integral, definição somas inferiores e superiores. Integrabilidade de uma função. Soma de Riemann, área sob uma curva. Teorema Fundamental do Cálculo.
- Funções trigonométricas. Função cosseno: definição usando integral. Funções trigonométricas e suas derivadas. Funções trigonométricas inversas: definições e derivadas usando o teorema da função inversa.
- As funções logarítmica e exponencial. Definição da função logarítmica usando integral – propriedades e derivação. A função exponencial como inversa da função logarítmica, derivada, limites fundamentais.
- Aproximação por funções polinomiais. Polinômio de Taylor. Teorema de Taylor, estimativas do resto, irracionalidade do e.
- Seqüências e Séries. Convergência de seqüência, seqüências monótonas, subseqüências, seqüências de Cauchy. Convergência de série numérica, critério de Cauchy, critério da compacidade, teste da raiz, teste da integral. Convergência absoluta e condicional. Seqüência de funções – convergências pontual e uniforme. Série de funções, convergência uniforme, teste de Weierstrass. Série de potências, raio de convergência, Séries de Taylor.
AVALIAÇÃO:
Serão feitas três provas ao longo do semestre. Além disso, periodicamente serão distribuídas listas de exercícios a serem resolvidas em casa.
BIBLIOGRAFIA:
- M. Spivak, "Calculus", Publish on Perish, 1994.
- J. Stewart, "Calculus". Books/Cole Publishing. Co., 1995.
- R. Courant, "Introduction to Calculus and Analysis", Springer Verlag, 1989.
- E. L. Lima, "Curso de Análise", Projeto Euclides, IMPA, 1989.
Florianópolis, 02 de Augusto 2004
Prof. Igor Mozolevski
Coordenador da disciplina