PLANO DE ENSINO
DISCIPLINA: MTM 5122 - Métodos Numéricos em Cálculo
PRÉ-REQUISITO: - MTM 5113 - Cálculo III
Nº DE HORAS/AULA SEMANAIS: 4
TOTAL DE HORAS/AULA: 72
SEMESTRE: 2005/1
CURSO(S): Licenciatura Matemática
PROFESSOR(ES): Mário César Zambaldi
EMENTA:Polinômios Interpoladores, Método de Newton; Integração e diferenciação numérica; Equações diferenciais e de diferenças - conceitos básicos, aplicações, solução numérica. Pacotes computacionais prontos. História da Matemática relacionada com o conteúdo.
OBJETIVOS GERAIS:
I - Propiciar ao aluno condições de :
1 - Desenvolver sua capacidade de dedução;
2 - Desenvolver sua capacidade de raciocínio lógico e organizado;
3 - Desenvolver sua capacidade de formulação e interpretação de situações matemáticas;
4 - Desenvolver seu espírito crítico e criativo;
5 - Perceber e compreender o interrelacionamento das diversas áreas da Matemática
apresentadas ao longo do Curso;
6 - Organizar, comparar e aplicar os conhecimentos adquiridos.
II - Incentivar o aluno ao uso da Biblioteca.
III - Incentivar o aluno ao uso de software computacional
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
1.1.1. Método da Bissecção.
1.1.2. Método da Posição Falsa.
1.1.3. Método de Newton-Raphson.
1.1.4. Método da Secante.
1.2. Métodos para equações polinomiais.
3.1. Métodos de aproximação de derivadas.
3.2. Fórmulas de Newton-Cotes.
3.3. Quadratura Gaussiana.
4. Métodos Numéricos para Equações Diferencias Ordinárias e Equações de Diferenças.
4.1. Métodos de passo um e de passos múltiplos.
4.2. Métodos Preditores-Corretores.
4.3. Equações de Diferenças de Primeira Ordem.
METODOLOGIA: Aulas expositivas dialogadas e de prática computacional .
AVALIAÇÃO:
Serão realizadas três avaliações escritas. A nota final será a média aritmética entre as notas das avaliações. Serão considerados os alunos com média igual ou superior a 6,0 (seis).
PROVA FINAL: De acordo com o artigo 70 da Resolução 17/CUn/97, o aluno com freqüência suficiente e média das avaliações acima entre 3,0 e 5,5 terá direito a uma nova avaliação, no final do semestre, com todo o conteúdo programático. A nota final desse aluno será calculada por meio da media aritmética entre a média das avaliações anteriores e a nota da nova avaliação.
Os projetos computacionais realizados durante o curso poderão aumentar em até 10% a média final dos alunos aprovados.
BIBLIOGRAFIA:
RUGGIERO, M. e LOPES V.; Cálculo Numérico - Aspectos Teóricos e Computacionais, Makron Books, S. Paulo, 1998.
SPERANDIO, D. ; MENDES J. T. e MONKEY e SILVA, L. H. Cálculo Numérico. Editora Pearson - Prentice Hall, 2003.
BURDEN, R. L. e FAIRES J. D. Análise Numérica. Editora Pioneira Thomson Learning, São Paulo, 2003.
ATKINSON, K. Elemntary Numerical Analysis. 2nd Ed. John Wiley & Sons, Inc, 1993.
ENGELN- Mullger, Gisela e Uhlig, Frank; Numerical Algorithms with C, Springer Verlag, Berlin 1996
FAIRES, J. Douglas; Numerical Methodos, PWS, Boston, 1993
ORTEGA, James; Numerical Analysis, a Second Course, SAIM, Philidelphia, PA, 1990
RICE, John; Numerical Methods, Software and Analysis, McGraw-Hill, New York, NY, 1993
Florianópolis, 23 de fevereiro de 2005
Prof. Mário César Zambaldi
Coordenador da Disciplina.