PLANO DE ENSINO

DISCIPLINA: MTM 5204 - Matemática para Administradores

SEMESTRE: 2005.1

N DE HORAS-AULA SEMANAIS: 04

TOTAL DE HORAS-AULA: 72

CURSO(S): Administração

PROFESSOR: Gislaine Teixeira Borges e Rafael Carlos Vélez Benito.

EMENTA: Funções: gráficos, inversão e composição. Retas: equações, posições relativas e aplicações na administração. Matrizes: operações, tipos, inversão. Operações elementares. Sistemas Lineares. Geometria Analítica Plana.

OBJETIVO GERAL: Fundamentação matemática elementar para aplicação na teoria

econômico-administrativa. Introdução ao estudo de aplicações de matrizes na resolução de

problemas lineares

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

1. Identificar funções, determinar seus domínios, calcular inversas e compostas. Determinar equações de retas. Aplicar funções lineares na teoria econômica.

2. Operar com matrizes e determinar inversas. Identificar tipos de matrizes e aplicar propriedades. Calcular determinantes.

3. Resolver e discutir sistemas de equações lineares.

4. Localizar, representar e analisar regiões do plano. Posicionar pontos em relação a regiões.

5. Resolver inequações gráfica e analiticamente. Identificar valores máximos e mínimos de funções em regiões planas.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

1 - Funções e representação gráfica: Funções: definição, domínio, inversas e compostas. Retas: declividade, equações reduzida, geral e segmentária. Retas paralelas, concorrentes e perpendiculares. Família de retas; Curvas de oferta e demanda lineares. Ponto de equilíbrio-Análise; A função consumo.

2 - Matrizes: Definição; operações com matrizes: Adição; multiplicação por escalar; produto de matrizes. Tipos de Matrizes: diagonal, identidade e nula. Transposta de uma matriz - propriedades. Matriz simétrica. Matrizes particionadas. Determinante de uma matriz: Cálculo e propriedades. Posto de uma matriz. Inversa de uma matriz por determinantes. Propriedades das matrizes inversas. Operações elementares sobre linhas, matrizes linha-equivalente e matrizes escalonadas. Inversão por Gauss-Jordan. Matrizes particionadas: soma, produto e inversa.

3 - Sistemas de equações lineares: Definição, forma matricial; sistema linear homogêneo. Resolução e discussão de sistemas por Cramer e Gauss-Jordan.

4 - Geometria Analítica Plana: Relações e lugares; Segmento e polígono. Semi-planos, quadrantes, faixas e retângulos.

5 - Sistemas de Inequações Lineares: Sistemas de inequações à duas variáveis: resoluções gráfica e analítica. Valores de uma função em uma região plana convexa. Valores máximo e mínimo de funções lineares em regiões planas.

METODOLOGIA: O conteúdo será desenvolvido através de aulas expositivas e dialogadas.

AVALIAÇÃO: Serão realizadas quatro avaliações obrigatórias, sendo aprovado o aluno que obtiver média aritmética simples igual ou superior a 6,0 (seis) nas avaliações.

Sugestão dos conteúdos para cada avaliação:

1a Prova: Unidade I

2 Prova: Unidades II

3 Prova: Unidades III

4 Prova: Unidades IV e V

PROVA FINAL: O aluno com freqüência suficiente e média maior ou igual a três (3.0) e menor ou igual a cinco vírgula cinco (5.5), terá direito a realizar uma prova final, sobre todo o conteúdo, conforme o que dispõe o 2° do Art. 7° e o 3° do Art. 71 da Resolução n° 17/Cun/97. Estará aprovado o aluno que obtiver média aritmética simples maior ou igual a 6.0 (seis) entre a nota da prova final e a média do semestre.

CRONOGRAMA N DE HORAS-AULA

Unidade I 18

Unidade II 12

Unidade III 16

Unidade IV 4

Unidade V 14

Avaliação 08

T O T A L 72

BIBLIOGRAFIA:

  1. ALENCAR FILHO, Edgar de. Iniciação à Lógica Matemática.
  2. BARBOSA, Rui Madsen, Geometria analítica moderna. Nobel, 1971, São Paulo.
  3. SILVA, Sebastião Medeiros - Matemática para Cursos de Economia, Administração e Ciências Contábeis, . Vol 1, Editora Atlas, 1993, São Paulo.
  4. STEINBRUCH, Alfredo e Winterle, Paulo - Álgebra Linear, McGraw-Hill, 1987 - São Paulo.
  5. WEBER, Jean E. - Matemática para economia e administração. Harbra, 1986, São Paulo.

Florianópolis, 08 de dezembro de 2.004.

 

 

Prof. Silvia Martini de Holanda Janesch.

Coordenadora da disciplina