PLANO DE ENSINO
DISCIPLINA: Laboratório de Matemática II
CÓDIGO: MTM 5721
SEMESTRE: 2005.1
Nº DE HORAS-AULAS SEMANAIS: 04
Nº TOTAL DE HORAS-AULA: 72
PROFESSORES: César Raitz
TURMA(S): 335
CURSO: Matemática - Habilitação Licenciatura
I - OBJETIVOS GERAIS:
Propiciar ao aluno condições de:
- Desenvolver a capacidade de raciocínio lógico-matemático;
- Desenvolver a capacidade de interpretação e formulação de situações matemáticas;
- Desenvolver o espírito criativo e crítico;
- Reconhecer o inter-relacionamento das diversas áreas da Matemática apresentadas ao longo do Curso;
- Organizar, comparar e aplicar os conhecimentos adquiridos.
- Reconhecer intrinsecamente o uso da Biblioteca.
II - OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Mostrar o desenvolvimento histórico de certas áreas de Matemática.
- Formar ou reformar, através do desenvolvimento histórico, certos conceitos matemáticos;
- Ressaltar a importância da Matemática no passado, bem como no presente, no desenvolvimento socio-cultural da humanidade.
- Apresentar problemas práticos, não triviais, que podem ser solucionados com o uso de matemática elementar.
III - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
- Área de um segmento da parábola. Arquimedes;
- Trisseção do Angulo. Arquimedes e Nicomedes;
- Quadratura do Círculo;
- Duplicação do Cubo;
- O Problema das Tangentes;
- Áreas das Lúnulas de Hipócrates;
- A retificação de um arco de parábola. Isaac Barrow, 1670;
- O Ábaco;
- Régua de Cálculo: construção e funcionamento;
- Braquistócrona e Ciclóide (João Bernoulli – 1696);
- Isoperímetro;
- Construção do relógio solar;
- Aproximação de exponenciais;
- Problemas da navegação;
IV - METODOLOGIA:
A classe será divida em equipes. Os temas serão sorteados e distribuídos para elas. Estas, farão sua apresentação e analisarão os conceitos matemáticos desenvolvidos em cada época, levantarão questões e respostas, proporão outras questões e lista de exercícios para serem respondidas ao longo do semestres.
V - AVALIAÇÃO:
Serão feitas três avaliações: duas provas parciais, ao longo do semestre, versando sobre o conteúdo programático apresentado e a nota do trabalho. A nota do trabalho consiste na apresentação do mesmo para a classe, do desenvolvimento do conteúdo, das questões levantadas, analisadas e respondidas e dos exercícios propostos.
A média aritmética das três notas será a nota final.
VI - Recuperação
O aluno com freqüência suficiente (FS) cuja média final for inferior a 6 (seis), mas não inferior a 3 (três) terá direito à uma prova de recuperação. Esta constará de uma prova versando sobre todo o conteúdo da disciplina.
A nota final, neste caso, será a média aritmética entre a nota final obtida no semestre e a nota da prova de recuperação.
VII - BIBLIOGRÁFICAS:
- BOYER, C. B. (1974). História da Matemática. Trad. Elza F. Gomide.São Paulo. Ed. Edgard Blucher Ltada.
- CARMO, M.P.; MORGADO, A.C.; WAGNER, E. (1992). Trigonometria, números complexos. Rio de Janeiro: SBM.
- DO CARMO, M. P. (1983). Cartografia e Geometria Diferencial; Revista Noticiário da SBM Ano XIV Nº 105.
- DORRIE H. (1965). 100 great problems of elementary mathematics - their history and solution. New York: Dover Publications, Inc.
- EVES, H. (1977). Introdução a História da Matemática. 2a. Edição, Editora da UNICAMP. Campinas.
- IMENES, L. M., JAKUBOVIC, J e TROTTA, F. (1980); Matemática Aplicada – 2o grau, vol. 1, 2, 3; Editora Moderna.
- LIMA, E. L. (1991). Meu professor de matemática e outras histórias. Rio de Janeiro: SBM.
- WAGNER, E. (1993). Construções geométricas. (Colaboração de José P. Q. Carneiro): Rio de Janeiro: SBM.
- YAGLOM, A. M.; YAGLOM, I. M. (1987). Challenging mathematical problems with elementary solutions. New York: Dover Publications, INC.
- Revista do Professor de Matemática;
- American Mathematical Monthly;
- Matemática Universitária.
- (1993) Tópicos de História da Matemática para uso em sala de aula – volumes: Geometria, Álgebra e Computação. Atual Editora. SP.
Florianópolis, 07 de Dezembro de 2004.
Prof. César Raitz
Coordenador da disciplina