PLANO DE ENSINO
DISCIPLINA: CÁLCULO DIFERENICIAL E INTEGRAL
CÓDIGO: MTM 5100
CURSO: ENGENHARIA DE AQÜICULTURA
PRÉ-REQUISITO: Programa do vestibular
Nº DE HORAS-AULA SEMANAIS: 06
TOTAL DE HORAS-AULA: 108
SEMESTRE: 2.005/2
PROFESSORES: Nilo Kühlkamp e Robert Ozório Moreira
1) EMENTA:
Funções, Limites, Derivadas e suas Aplicações, Integrais e suas aplicações em áreas e volumes.
2) OBJETIVOS GERAIS
Proporcionar ao aluno as ferramentas do cálculo diferencial e integral para que ele possa identificar e resolver os problemas concernentes de sua vida acadêmica e profissional.
2.1) OBJETIVOS ESPECÍFICOS
2.1.1) Identificar funções, determinar domínio e imagem e esboçar gráficos.
2.1.2) Calcular derivadas de funções
2.1.3) Identificar problemas relativos a derivadas e saber resolvê-los: resolver problemas de taxa de variação; determinar a equação da reta tangente ao gráfico de uma função; determinar pontos de máximo e de mínimo de uma função.
2.1.4) Saber utilizar as técnicas de integração imediatas, por substituição e por partes para calcular integrais de funções.
2.1.5) Identificar e resolver problemas através de integrais: calcular áreas e volumes.
3) CONTEUDO PROGRAMATICO
3.1) Números reais (8 aulas)
Operações, propriedades, módulo, intervalos, desigualdades.
3.2) Funções (10 aulas)
Definição, gráficos; funções especiais (constante, linear, módulo, polinomial e racional); Função composta; função inversa; funções elementares (exponencial, logarítmica trigonométricas e trigonométricas inversas).
3.3) Limites (18 aulas)
Noção intuitiva de limite; definição; unicidade de limite, propriedades, limites laterais; limites no infinito; limites infinitos; limites fundamentais; assíntotas horizontais e verticais; continuidade, propriedades das funções contínuas, Teorema do valor intermediário.
3.4) Derivada (18 aulas)
Derivada de uma função num ponto; interpretação geométrica. Função derivada; a reta tangente; continuidade de funções deriváveis; derivadas laterais; regras de derivação; derivada de função composta (regra da cadeia); derivada da função inversa; derivadas das funções elementares; derivadas sucessivas; derivação implícita.
3.5) Aplicações da derivada (24 aulas)
Taxa de variação máximos e mínimos; teorema de Rolle, Teorema do valor médio; funções crescentes e funções decrescentes; critérios para determinar os extremos de uma função; concavidade; pontos de inflexão; esboço de gráficos; problemas de maximização e minimização; Teoremas (regras) de L’Hospital.
3.6) Integral (24 aulas)
Definição de integral através das soma de Riemann; Primitiva de uma função; Teorema Fundamental do Cálculo; propriedades das integrais; integral indefinida e suas propriedades; fórmula de integrais imediatas; integração por substituição e por partes; cálculo de áreas; cálculo de volumes de sólidos de revolução.
Observação – As 6 aulas da última semana do semestre letivo serão destinas à revisão e exame final.
4) METODOLOGIA
O conteúdo será desenvolvido através de aulas expositivas e dialogadas, exercícios individuais e em grupos, trabalhos individuais e em grupos, na classe ou extra-classe, resolução de exercícios no quadro, consultas aos monitores, atendimento individual ao aluno, pesquisa em bibliotecas e outros.
5) AVALIAÇÃO:
Será feita através de 4 (quatro) provas parciais escritas. A nota final do aluno será a média aritmética simples das 4 notas das provas parciais, observados os critérios de arredondamento estabelecidos pela UFSC. Estará aprovado o aluno que tiver freqüência suficiente e obtiver nota final superior ou igual a 6,0 (ou seja, média superior ou igual a 5,75 nas provas parciais, que será arredondada para 6,0). O aluno com freqüência suficiente que tiver média entre 3 e 5,5 terá direito a um exame final, versando sobre toda matéria. Sua nota final será, então, a média aritmética entre a média das quatro provas parciais supra referida e a nota do exame final.
6) BIBLIOGRAFIA:
Florianópolis, 04 de julho de 2005.
Prof. Nilo Kühlkamp
Coordenador da disciplina