PLANO DE ENSINO

DISCIPLINA: Introdução ao Cálculo

CÓDIGO: MTM 5109

PRÉ-REQUISITO: MTM 5210 - Fundamentos de Matemática I

Nº DE HORAS/AULA SEMANAIS: 05

Nº TOTAL DE HORAS/AULA: 90

SEMESTRE: 2005.2

CURSO ALVO: Matemática - Habilitação Licenciatura

PROFESSOR: Félix Pedro Quispe Gómez

EMENTA

Números reais; Relações; Conjuntos quocientes; Funções; Funções Elementares; Exploração

gráfica dos diversos conceitos relacionados com Relações e Funções; Utilização de

softwares computacionais como complemento aos conceitos vertidos nas aulas.

OBJETIVOS GERAIS:

Propiciar ao aluno condições de:

- Desenvolver sua capacidade de dedução;

- Desenvolver sua capacidade de raciocínio lógico e organizado;

- Desenvolver sua capacidade de formulação e interpretação de situações matemáticas;

- Desenvolver seu espírito crítico e criativo;

- Perceber e compreender o relacionamento entre as diversas áreas da Matemática

apresentadas ao longo do Curso.

- Organizar, comparar e aplicar os conhecimentos adquiridos.

  1. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. NÚMEROS REAIS

    1. - Motivação Histórica
    2. - A reta real
    3. - Intervalos.

1.5 - Valor absoluto de um número real.

1.6 - Equações e inequações envolvendo expressões racionais.

2. RELAÇÕES

2.1 - Apresentação de situações reais envolvendo relações.

2.2 - Pares ordenados e produto cartesiano.

2.3 - Definição e notações básicas.

2.4 - Gráficos de relações.

2.5 - Tipos de relações: reflexiva, simétrica, transitiva, anti-simétrica.

2.6 - Relações de equivalência, classes de equivalência e conjunto quociente.

    1. - Relações de ordem.

3. SUPREMO E ÍNFIMO

3.1 - Conjunto limitado.

3.2 - Definição de Supremo e Ínfimo.

3.3 - Axioma do Supremo.

3.4 - O conjunto dos números naturais não é limitado.

3.5 - Existência da raiz quadrada, Número Neperiano (e), Número .

4. FUNÇÕES

4.1 - Apresentação de situações reais envolvendo funções.

4.2 - Definição e notações básicas.

4.3 - Domínio e imagem; gráficos.

4.4 - Composição de funções.

4.5 - Função injetora, função sobrejetora, função bijetora.

4.6 - Inversa de uma função.

 

5. FUNÇÕES ELEMENTARES

5.1 - Funções lineares (afins) e quadráticas.

5.2 - Função Polinomial.

5.3 - Função com potência fracionária.

5.4 - Função Módulo.

5.5 - As funções exponencial e logarítmica.

5.6 - Funções trigonométricas e trigonométricas inversas.

5.7 - Análise gráfica das funções dos itens 5.1 ao 5.6 introduzindo e/ou

explorando os seguintes conceitos: raízes, crescimento, decrescimento, função bijetora,

função par e função ímpar, função inversa, equações e inequações, máximos e

mínimos, concavidade, deslocamento de gráficos no plano.

  1. METODOLOGIA: O conteúdo programático será desenvolvido através de aulas
  2. expositivas e dialogadas, onde o professor utilizará quadro e retroprojetor.
  3. AVALIAÇÃO: O aluno será avaliado através de três provas escritas obrigatórias, ficando a

    critério de cada professor a realização de seminários sobre listas de exercícios para complementar

    cada nota. A média do semestre será calculada através de média aritmética simples entre as

    notas das três provas escritas obrigatórias. Estará aprovado o aluno com freqüência

    suficiente, que obtiver média do semestre maior ou igual a cinco vírgula setenta e

    cinco (5,75), segundo o artigo 72 da Resolução n°17/Cun/97.

    PROVA FINAL: O aluno com freqüência suficiente e média do semestre maior ou igual

    a três (3,0) e menor ou igual a cinco vírgula cinco (5,5), terá direito a realizar

    uma prova final, com todo o conteúdo, conforme o que dispõe o § 2° do Art. 7° e

    o § 3° do Art. 71 da Resolução n° 17/Cun/97. Estará aprovado o aluno que obtiver

    média aritmética simples maior ou igual a cinco vírgula setenta e cinco (5,75), entre a nota

    da prova final e a média do semestre.

     

  4. BIBLIOGRAFIA

  1. AVILA, G. - Introdução à Análise Matemática, Editora Edgard Blucher Ltda, 1993.
  2. AVILA, G. - Introdução às Funções e à Derivada, Editora Atual Ltda, 1995
  3. GUIDORIZZI, H. L.- Um Curso de Cálculo - vol.1, Livros Técnicos e Científicos, São Paulo, 1987.
  4. HALMOS, P. - Naive Set Theory, Undergraduate Texts in Mathematics, Springer-Verlag, N. York ,1960.
  5. LIMA, E. L. - Curso de Análise - vol. 1, Coleção Projeto Euclides, IMPA, Rio de Janeiro, 1986.
  6. MONTEIRO, L. H. J. - Iniciação às Estruturas Algébricas, G.E.E.M - São Paulo, Série Professor nº 06, Distribuição Livraria Nobel S. A., SP, 1968.
  7. RIVERA MUÑOZ, JAIME E., Cálculo Diferencial & Integral, Textos de Graduação, LNCC/MCT, RJ, 2004.
  8. GÓMEZ, FÉLIX, Notas de Pré Cálculo, Monografias de Graduação, FPQG, Florianópolis-SC, 2005.

 

 

 

 

Florianópolis, 25 de julho de 2005.

Prof. Félix Pedro Quispe Gómez, Dr.

Coordenador da disciplina