PLANO DE ENSINO
DISCIPLINA: Elementos de Cálculo Diferencial e Integral
CÓDIGO: MTM 5130
Nº DE AULAS SEMANAIS: 04
Nº TOTAL DE AULAS: 72
SEMESTRE: 2005.2
PROFESSORES: Márcio Rodolfo Fernandes e Gislaine Teixeira Borges
CURSOS: Biologia e Farmácia
EMENTA: Funções lineares, quadráticas, logarítmicas, exponenciais e trigonométricas. Limite. Derivada. Noções de integral.
OBJETIVOS: Ao final do curso o aluno deverá ser capaz de calcular limites de funções, identificar funções contínuas, derivadas e integrais de funções, bem como resolver problemas que envolvem derivadas e integrais.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
1a Unidade:
FUNÇÕES: Definição; gráficos; funções lineares, quadráticas, logarítmicas, exponenciais e trigonométricas.
2a Unidade:
LIMITE: Noção intuitiva de limite; definição; unicidade de limites; propriedades; limites laterais; limites no infinito; limites infinitos; limites fundamentais; continuidade: definição e propriedades.
3a Unidade:
DERIVADA: A reta tangente; derivada de uma função num ponto; derivada de uma função; continuidade de funções; derivadas laterais; regras de derivação; derivada de função composta (regra da cadeia); derivada das funções elementares; derivadas sucessivas.
4a Unidade:
APLICAÇÕES DA DERIVADA: Velocidade e aceleração; máximos e mínimos; teorema de Rolle e teorema do valor médio; funções crescentes e decrescentes; critérios para determinar os extremos de uma função; concavidade; pontos de inflexão; esboço de gráficos; problemas de maximização e minimização; regras de L’Hôspital.
5a Unidade:
INTEGRAL: Integral indefinida e propriedades; integrais imediatas; integração por substituição; integração por partes; integral definida e propriedades; teorema fundamental do cálculo; cálculo de áreas.
METODOLOGIA:
O programa será ministrado através de aulas expositivas e dialogadas, com o uso do quadro e giz.
AVALIAÇÃO: O aluno será avaliado através de três provas escritas obrigatórias.
A média final será a média aritmética simples das três notas obtidas nas provas.
Estará aprovado o aluno com freqüência suficiente, que obtiver média aritmética simples maior ou igual a seis, segundo o artigo 72 da Resolução nº 17/CUn/97.
PROVA FINAL:
O aluno com freqüência suficiente e média maior ou igual a três (3.0) e menor ou igual a cinco virgula cinco (5.5), terá direito a realizar uma prova final, com todo o conteúdo, conforme o que dispõe o § 2o do Art. 7o e § 3o do Art. 71 da Resolução nº 17/ Cun/97. Estará aprovado o aluno que obtiver média aritmética simples maior ou igual a seis (6,0) entre a nota da prova final e a média do semestre.
.
BIBLIOGRAFIA:
Florianópolis, 22 de junho de 2005.