PLANO DE ENSINO
DISCIPLINA: Matemática Financeira I
CÓDIGO: MTM 5151
TOTAL DE HORAS-AULAS: 72
SEMESTRE: 2005/2
PROFESSOR: Fernando Guerra
EMENTA: Juros Simples. Desconto Simples. Equivalência de Capitais. Juros Composto. Desconto e Equivalência de Capitais. Rendas. Rendas Constantes e Rendas variadas.
OBJETIVOS: Dado o conteúdo programático, o aluno deverá ser capaz de identificar e solucionar problemas sobre juros e descontos simples, juros e descontos composto, rendas ou anuidades.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
UNIDADE I - JUROS SIMPLES
1.1. Juros Simples
1.1.1. Conceitos: juros simples; capital; taxa de juros
1.1.2. Cálculo de juros simples e montante
1.1.3. Método Hamburguês
UNIDADE 2 - DESCONTOS SIMPLES
2.2.1. Desconto simples racional
2.2.2. Desconto simples comercial
2.3.3. Taxa média e prazo médio
2.2.4. Desconto simples bancário
2.2.5. Taxa efetiva de juros "versus" taxa de desconto; cálculo da taxa efetiva de juros numa operação de desconto.
2.2.6. Equivalência de capitais
UNIDADE 3 - JUROS COMPOSTOS
3.3.1. Conceito: diferença entre os regimes de capitalização simples e composta.
3.3.2. Fórmula do montante
3.3.3. Taxas equivalentes; taxas efetiva e nominal
3.3.4. Períodos fracionários: convenção linear e exponencial
3.3.5. Juros compostos contínuo.
UNIDADE 4 - DESCONTOS COMPOSTOS
4.4.1. Conceito de desconto compostos racional e comercial
4.4.2. Fórmulas dos valores nominal e atual
4.4.3. Taxa efetiva de juros compostos "versus" taxa de desconto composto.
4.4.4. Equivalência de capitais
UNIDADE 5 - RENDAS OU ANUIDADES
5.5.2. Classificação das rendas quanto a prazos, valor dos termos, formas de pagamento ou recebimento e periodicidade.
5.5.3. Modelo básico de rendas: periódicas, constantes, temporárias e pos-tecipadas. Cálculo do valor atual. Cálculo do montante
5.5.4. Modelos genéricos de rendas
Antecipadas. Diferidas. Perpétuas. Rendas Variáveis: em progressão aritmética crescente e decrescente, cálculo do montante a valor atual.
AVALIAÇÃO: Serão realizadas (três) avaliações obrigatórias durante o semestre Considerar-se-á aprovado o aluno que obtiver a média aritmética simples das três avaliações igual ou superior a 6 (seis).
AVALIAÇÃO FINAL: De acordo com o § 2o do Art. 70 da Resolução nº 17/CUn/97, o aluno com freqüência suficiente e média das avaliações do semestre entre 3,0 e 5,5, terá direito a uma nova avaliação, ao final do semestre, A nota final desse aluno será calculada através da média aritmética entre a média das avaliações parciais e a nota da nova avaliação, Art 71 § 3º da mesma resolução.
CRONOGRAMA:
Unidade 1 - 14 horas - aula
Unidade 2 - 12 horas - aula
Unidade 3 - 12 horas - aula
Unidade 4 - 10 horas - aula
Unidade 5 - 16 horas - aula
Avaliação: 08 horas - aula
Total: 72 horas - aula
METODOLOGIA: O conteúdo programático será desenvolvido através de aulas expositivas e dialogadas, participação efetiva do aluno na construção e resolução de problemas - individualmente ou em grupo, em classe ou extra-classe, na carteira ou no quadro -.
BIBLIOGRAFIA
Florianópolis, 04 de julho de 2005.
Prof. Fernando Guerra
Coordenador da Disciplina