PLANO DE ENSINO
DISCIPLINA: Cálculo III para Computação
CÓDIGO: MTM 5192
Nº DE HORAS-AULA POR SEMANA: 04
TOTAL DE HORAS-AULA: 72
SEMESTRE: 2005/2
CURSO: Ciências da Computação
PROFESSOR: Roberto Corrêa da Silva
EMENTA: Introdução à Equações Diferenciais Ordinárias: enfoque analítico (conceito e resolução); enfoque numérico (método iterativo). Séries de números reais. Séries de funções. Avaliação de funções: Séries de Taylor e Mac-Laurin.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: O aluno deverá:
- Reconhecer seqüências convergentes, monótonas e limitadas
- Reconhecer séries e qualificá-la em convergentes e divergentes
- Identificar séries geométricas e harmônicas
- Operar com séries
- Identificar séries de funções e séries de potências
- Determinar a raiz e o intervalo de convergência de séries
- Derivar e integrar séries de funções
- Reconhecer e resolver analiticamente equações diferenciais de 1ª ordem e 1º Grau (equações de variáveis separáveis, homogêneas, exatas, com fator integrante e lineares), equações diferenciais de ordem n, (homogêneas com coeficientes constantes, lineares não homogêneas com coeficientes constantes e sistemas de equações diferenciais)
- Encontrar solução numérica de equações diferenciais pelos métodos diretos de Taylor, Euler, Hewen, Runge - Kutta e método predição correção de Euler modificado.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
1) Séries numéricas: Seqüências: definição, convergência, seqüências monótonas, seqüências limitadas, séries: definição, convergência, séries especiais (geométricas e harmônica), operações com séries, propriedades, testes de convergência (termo geral, comparação, da integral, razão e raiz), convergência absoluta, séries alternadas, teste de Leibnitz.
2) Séries de Potência: Noções gerais sobre séries de funções; definição de série de potência; raio e intervalo de convergência; séries de Taylor e Mac-Laurin; derivação e integração de séries de potências; aplicações das séries de potências.
3) Equações diferenciais de 1ª ordem: noções gerais sobre equações diferenciais; equações diferenciais de 1ª ordem e 1º grau (equações de variáveis separáveis, equações homogêneas, equações diferenciais exatas, fator integrante, equações lineares); equações diferenciais de 1ª ordem e grau diferente de um.
4) Equações diferenciais de ordem n: definição; teorema de unicidade; teoria das soluções (dependência e independência linear); oWronskiano; tipos especiais de equações de 2ª ordem; equações diferenciais lineares de ordem n, homogêneas com coeficientes constantes; (resolução pelo método dos coeficientes a determinar e pelo método dos parâmetros).
5) Métodos numéricos: Método de diferenciação sucessiva; método de Picard, método de Euler, método de Heun, Métodos de Runge Kutta (3ª ordem e 4ª ordem).
CRONOGRAMA:
Total................................................................: 72 aulas
METODOLOGIA: Aulas expositivas teóricas e aulas de exercícios;
AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada através de 3 notas parciais (P1, P2 e P3). Assim, a média será calculada através da fórmula:
M = P1 + P2 + P3
3
Os alunos que obtiverem média superior ou igual a 6,0 com freqüência suficiente serão aprovados.
O aluno com freqüência suficiente e com média M entre 3 e 5,5 terá o direito a uma prova final, no final do semestre em data determinada pelo professor. A nota final será calculada pela média aritmética entre a nota da prova final e a média do semestre M, se tal média aritmética for maior ou igual a 6 o aluno será aprovado, caso contrário será reprovado.
OBSERVAÇÃO: O aluno que vier a faltar em dia de prova, terá três dias úteis, a contar do dia seguinte ao da prova, para justificar a sua ausência.
BIBLIOGRAFIA
Florianópolis, 01 de julho de 2005.
Prof. Roberto Corrêa da Silva
Coordenador da Disciplina