PLANO DE ENSINO
DISCIPLINA: Fundamentos de Matemática I
CÓDIGO: MTM 5210
SEMESTRE: 2005.2
Nş DE AULAS POR SEMANA: 5
Nş DE SEMANAS: 18
CURSO: Matemática Habilitação Licenciatura
PROFESSOR(ES): Inder Jeet Taneja e Nereu Estanislau Burin
Objetivos Gerais do Curso de Matemática Habilitação Licenciatura.
Propiciar ao aluno condições de:
1. Desenvolver sua capacidade de dedução.
2. Desenvolver sua capacidade de raciocínio lógico e organizado.
3. Desenvolver sua capacidade de formulação e interpretação de situações matemáticas.
4. Desenvolver seu espírito crítico e criativo.
5. Perceber e compreender o inter-relacionamento das diversas áreas da Matemática apresentadas ao longo do Curso.
6. Organizar, comparar e aplicar os conhecimentos adquiridos.
EMENTA Números Naturais e Inteiros. Números Racionais. Polinômios. História da Matemática relacionada com o conteúdo.
Objetivos específicos da disciplina:
Propiciar ao aluno condições de:
a) Ampliar os conhecimentos a respeito de sistemas de números.
b) Modelar situações do cotidiano na linguagem de números e de polinômios.
c) Adquirir informações sobre o contexto histórico no qual os conhecimentos Matemáticos se produziram.
I - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. Números Naturais (IN) e Números Inteiros (Z)
1.1. Contagem Sistemas de numeração bases Um pouco de história.
1.2. Múltiplos e divisores em IN e Z.
1.3. Máximo divisor comum e Mínimo múltiplo comum.
1.3.1. Números relativamente primos.
1.4. Números primos Um pouco de história.
1.5. Fatoração
1.5.1. Teorema Fundamental da Aritmética
1.5.2. Aplicações: MDC, MMC, número de divisores, função de Euler.
1.6. Critérios de divisibilidade
1.7. Princípio de Indução
1.8. Congruências
2. Números Racionais
2.1. Solução de equações do tipo bx = a com a e b inteiros e b diferente de zero.
2.2. Um pouco de histórica Notação Forma irredutível.
2.3. As interpretações de "fração".
2.4. Aritmética dos racionais.
2.5. Notação decimal Aritmética
2.6. Comparação Densidade.
3. Polinômios
3.1. Polinômio como função Problemas.
3.2. Aritmética de polinômios.
3.3.Raízes de um polinômio Relação entre coeficientes e raízes.
3.4.Produtos notáveis
II METODOLOGIA
Os conteúdos serão trabalhados com mais intuição e menos formalismo, conduzindo o aluno para que ele próprio obtenha suas respostas. Definições e propriedades deverão ser escritas sem o uso de símbolos, estimulando o aluno a expressar-se em bom português.
As aulas serão dialogadas, para que o aluno possa colocar suas dúvidas sem inibições e para que ele se habitue a explicar matemática em português.
III AVALIAÇÃO
Serão feitas 3 provas escritas. A nota final será a média aritmética destas três avaliações. Estará aprovado o aluno que obtiver nota maior ou igual a 6. Eventuais aproximações dependerão de uma "reserva técnica" referente a resolução de exercícios personalizados, entregues no decorrer do semestre.
IV EXAME FINAL
Terá direito ao exame final o aluno que tiver FS e nota final entre 3,0 e 5,5, inclusive. O exame será feito dentro das normas da UFSC e constará de uma prova referente ao conteúdo das três provas escritas. A média aritmética entre esta prova e a nota final do aluno será sua nova nota final.
BIBLIOGRAFIA
1. DOMINGUES, H. H. - Fundamentos de Aritmética - Atual Editora.
2. PETERSON, J. A., HASHISAKI, J. - Teoria de la Aritmética. México, Centro Regional de Ayuda Tecnica.
3. NIVEN, I. - Números: racionais e irracionais. Rio de Janeiro. SBM.
4. FORMIN, S. Sistemas de Numeração. São Paulo, Atual Editora.
5. SOMINSKI, I. S. Método de Indução Matemática. São Paulo, Atual Editora.
6. ? ? Polinômios Volume 6 da Coleção Fundamentos da Matemática Elementar. São Paulo, Atual Editora.
7. Tópicos de História da Matemática para uso em sala de aula Volumes:
7.1. BAUGART, J. K. Álgebra
7.2. GUNGLACH, B. H. Números e Numerais
7.3. DAVIS, H. T. - Computação
Atual Editora São Paulo
8. IFRAH, G. História Universal dos Algarismos Tomo I eTomo II. Rio de Janeiro, Editora Nova Fronteira.
9. EVES, H. Introdução à História da Matemática. Campinas, Editora da Unicamp.
10. MILIES, C. P. & COELHO, S. P. Números: uma introdução à Matemática. S.P. Edusp.
11. SANTOS, J. P. O. Introdução à Teoria dos Números. Rio de Janeiro, SBM.
12. WELLS, D. Dicionário de números interessantes e curiosos. Lisboa, Editora Gradiva.
13. Revistas:
13.1. Revista do Professor de Matemática todos os números. São Paulo, SBM
13.2. Eureka! todos os números. Rio de Janeiro, OBM / SBM.
Florianópolis, 07 de julho de 2005.
Prof. Inder Jeet Taneja
Coordenador da disciplina