DISCIPLINA: Álgebra Linear e Geometria Analítica

CURSO: Ciências da Computação

PROFESSORES: Rosimary Pereira e Sonia Elena Palomino Bean

EMENTA:

Matrizes. Sistemas Lineares. Espaços Vetoriais no Rn . Produtos em espaço vetorial. Estudo da reta e do plano. Transformações lineares. Curvas Planas. Superfícies.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

O aluno deverá ser capaz de:

- resolver sistemas de equações lineares por escalonamento;

- identificar se um conjunto é espaço vetorial;

- identificar transformações lineares;

- determinar a matriz de uma transformação linear;

- calcular autovalores e autovetores de matrizes;

- identificar curvas planas e superfícies através de suas várias representações.

1. Matrizes

Operações elementares. Multiplicação de matrizes. Inversa de uma matriz. Posto de uma matriz. Transposta de uma matriz. Matriz simétrica. Matriz triangular.

2. Sistemas Lineares

Discussão e resolução de um sistema linear por escalonamento.

3. Vetores

Representação geométrica e analítica de vetor. Produtos escalar e vetorial. Norma. Ângulo entre vetores. Combinação linear. Vetores linearmente independentes e linearmente dependentes. Projeção ortogonal.

4. Retas e Planos

Equações vetorial, paramétrica e reduzida da reta. Retas paralelas e perpendiculares. Ângulo entre duas retas. Intersecção entre retas. Equações vetorial, paramétrica e geral de um plano. Vetor normal a um plano. Planos paralelos e perpendiculares. Ângulo entre planos. Intersecção de planos. Ângulo de reta e plano. Posições entre retas e planos. Distâncias: entre ponto e reta, ponto e plano.

5. Espaço Vetorial

Definição de espaço vetorial. Subespaço vetorial. Base e dimensão de um espaço vetorial. Base ortonormal – processo de ortogonalização de Gram-Schmidt.

6. Transformação linear.

Definição. Exemplos de transformações: reflexão, rotação, cisalhamento, etc. Núcleo e imagem. Matriz de uma transformação linear. Matriz mudança de base. Operadores lineares especiais: auto-adjuntos e ortogonais. Transformações lineares inversíveis.

7. Autovalores e autovetores.

Definição. Cálculo de autovalores e autovetores. Diagonalização.

8. Cônicas e quádricas

Circunferência. Elipse. Hipérbole. Parábola. Representações cartesiana e paramétrica. Identificação através de autovalores.

METODOLOGIA

O programa será desenvolvido através de aulas expositivas sobre o conteúdo teórico com apresentação e resolução de exemplos. O aluno também contará com monitor no Departamento de Matemática.

AVALIAÇÃO

Serão feitas 4 avaliações P1, P2, P3, P4. As três primeiras avaliações serão 3 provas escritas obrigatórias e a última avaliação, P4, estará constituída pela soma das notas obtidas de um trabalho escrito T ( nota máxima de 5 pontos) e uma prova escrita obrigatória P (nota máxima de 5 pontos). O trabalho versará sobre aplicações dos conteúdos teóricos da matéria e deverá ser apresentado em aula conforme calendário estabelecido pelos professores.

A média semestral M será obtida pela média aritmética das quatro avaliações.

O aluno será aprovado se atingir no mínimo 75 % de frequência as aulas e média M maior ou igual a 6,0 (seis) .

O exame final será (de acordo com a resolução 019/CUn) uma prova Pf de todo o conteúdo e 3,0 < M < 6,0 (e o aluno atingir no mínimo 75 % de frequência). Neste caso a média final, Mf, será a média aritmética entre a média M e a nota obtida em Pf. A nota mínima de aprovação é 6,0 (seis).

1. STEINBRUCH, Alfredo e WINTERLE, Paulo . Geometria Analítica, (2ª ed.), .Editora Mc Graw-Hill, Ltda. 1987.
  2. STEINBRUCH, Alfredo e WINTERLE, Paulo . Álgebra Linear. Editora Mc Graw-Hill, Ltda. 1987.
  3. ANTON, Howard. Álgebra Linear, Editora Campus Ltda. 1982.
  4. STRANG, Gilbert. Linear Álgebra and its Applications, (3rd ed.) Orlando: Harcourt Brace Jovanovich, FL. 1988.
  5. STRANG, Gilbert. Introduction to Linear Álgebra. Wellesley-Cambridge press. 1993.
  6. BOLDRINI, J.L. e outros. Álgebra Linear, Editora Mc Graw Hill. 1987.
  7. KOLMAN, Bernard. Introdução à Álgebra Linear com aplicações.Editora Prentice Hall do Brasil Ltda.1998.
  8. BOULOS, Paulo e OLIVEIRA, Ivan de Camargo. Geometria Analítica, (2ª ed.), Mc. Graw-Hill, São Carlos, 1987
  9. LIPSCHUTZ, Seymour. Álgebra Linear, (3ª ed.). Ed. Mc Graw-Hill, 1994.
  10. HANSELMAN, Duane; Littlefield Bruce, MATLAB 6, Curso Makron Books, Prentice Hall, São Paulo,
  11. SP, 2003.

12. SANTOS, Reginaldo J. Um curso de Geometria Analítica e Álgebra Linear, Imprensa Universitária,

MG, 2002.