UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Nº TOTAL DE HORAS-AULA: 108

SEMESTRE: 2005/2

Professor: Ruy Coimbra Charão

CURSO(S): Matemática, habilitação: Bacharelado em Matemática e Computação Científica

EMENTA:

Conceitos gerais. Equações lineares com coeficientes constantes. Classificação. Equação do calor. Método de expansão em autofunções. Problemas não-homogêneos. Séries de Fourier. Equação da corda vibrante. Problemas em intervalos infinitos e semi-infinitos: Fórmulas integrais de Fourier. Problemas em duas ou mais variáveis espaciais. Equação de Laplace: problemas de Dirichlet e Neumann em dimensão 2. Fórmula de Poisson. Princípio do Máximo.

OBJETIVOS GERAIS: Propiciar ao aluno condições de:

1 - Desenvolver sua capacidade de dedução.

2 - Desenvolver sua capacidade de raciocínio lógico e organizado.

3 - Desenvolver sua capacidade de formulação e interpretação de situações matemáticas.

4 - Desenvolver seu espírito crítico e criativo

5 - Perceber e compreender o inter-relacionamento das diversas áreas de Matemática apresentadas ao longo do curso.

6 - Organizar, comparar e aplicar os conhecimentos adquiridos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Desenvolver a teoria elementar clássica de equações diferenciais parciais, analisando com rigor algumas técnicas utilizadas no estudo de propriedades de soluções de equações lineares ou semilineares de segunda ordem

1 - CONCEITOS GERAIS:

1.1. Conceitos básicos: definição, ordem, linearidade, solução.

1.2. Classificação em tipos: lineares, não-lineares e semilineares, elípticas, hiperbólicas e parabólicas; forma normal ou Canònica.

1.3. Condições de contorno e valores iniciais

1.4. Problema bem posto no sentido de Hadamard

2 - EQUAÇÕES DE PRIMEIRA ORDEM:

2.1 Equações lineares com coeficientes constantes.

2.2 Método das características

3 - SÉRIES DE FOURIER:

3.1. Funções periódicas

3.2. Coeficientes de Fourier

3.3. Séries de Fourier de funções pares e ímpares

3.4. Forma complexa da série de Fourier

3.5. Lema de Riemann-Lebesgue

3.6. Convergência pontual

3.7. Desigualdade de Bessel

3.8. Convergência Uniforme

3.9. Identidade de Parseval

4 - EDP’s EM DOMÍNIOS LIMITADOS : -
4.1. Método de separação de variáveis - Método de Fourier

4.2. Equação do Calor; Propriedades.

4.3. Equação da corda vibrante; Equação do calor e da onda em 2 e 3 dimensões.

4.4. Equação de Laplace: em um retângulo, em um disco, em um cilindro e em uma esfera; problemas

de Dirichlet e Neumann.

4.5. Fórmula de Poisson

4.6. Princípio do máximo para a equação de Laplace

4.7. Problemas homogêneos e não homogêneos: método da variação dos parâmetros.

4.8. Considerações sobre existência e unicidade de soluções.

4.9. Problema de Sturm-Liouville e problema de autovalores.

5 - TRANSFORMADA DE FOURIER:

5.1. Definição

5.2. A transformada em L1

5.3. O espaço Schwarz; Propriedades

5.4 Transformada de Fourier no espaço de Schwarz

5.5. Produto convolução

5.6. Transformada seno e cosseno

6 - EDP’s EM DOMÍNIOS NÃO LIMITADOS:

6.1. Equação do calor

6.2. Equação da onda

6.3. Fórmula de D’Alembert

6.4. Fórmula de Kirchoff

METODOLOGIA:

Aulas expositivas e de exercícios e tarefas extra-classe onde os alunos são estimulados a propor suas próprias soluções para os exercícios e problemas propostos.

AVALIAÇÃO:

Através de quatro provas escritas a serem aplicadas ao longo do semestre. A nota final será a média aritmética das quatros notas obtidas nessas provas. O aluno que obtiver média inferior a seis, mas não inferior a três, e tiver freqüência suficiente, terá direito a uma prova de recuperação no final do semestre que versará sobre conteúdo do curso. A nota final do aluno que fizer recuperação será calculada em acordo com a legislação desta universidade.

1 - ANDRADE, N. G. e MEDEIROS, L. A - Iniciação às Equações Diferenciais Parciais (LTC 1978).

2 - BERG, P. W. & McGREGOR, J. L.; Elementary Partial Differential Equations, Holden-Day, Series in Mathematics S. Francisco, (1966).

3 - W. BOYCE, R.C. DIPRIMA, "Elementary Differential Equations and Boundary Value Problems", John Wiley, 1969.

4 - CHURCHILL, RUEL V, "Fourier Series and boundary Value Problems", International Student Edition, 2ª edição, McGraw-Hill Book Company, Inc., 1963.

5 - H.F. DAVIS "Fourier Series and Orthogonal Functions", Dover, 1963.

6 - DE FIGUEIREDO, D. G.; Análise de Fourier e Equações Diferenciais Parciais, Projeto Euclides - IMPA (1987).

7 - FRITZ JOHN; Partial Differential Equations, Spring-Verlag, 4ª Edição (1982).

8 - IÓRIO JR., R. & IÓRIO, V. M. Equações Diferenciais Parciais: Uma Introdução; Projeto Euclides - IMPA (1988).

9 - IÓRIO, V. M.; EDP um Curso de Graduação, IMPA (1991).

10 - E. KREYSZIG, "Matemática Superior", vol. 1 e 3, LTC, 1969.

11 - ZACHMANOGLOU; Introduction to Partial Differential Equations with applications, Dover Publications.

Prof. Ruy Coimbra Charão