PLANO DE ENSINO
DISCIPLINA: TÓPICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
CÓDIGO: MTM5704
SEMESTRE: 2005.2
NÚMERO DE HORAS-AULA: 72 HORAS/AULA
PROFESSORA: Neri Terezinha Both Carvalho
OBJETIVO: Estudar, discutir e analisar criticamente alguns dos temas fundamentais em Educação Matemática.
EMENTA: Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Etnomatemática. Interdisciplinaridade. Transposição didática. Obstáculos epistemológicos e didáticos. Contrato didático.
PROGRAMA
Unidade 1. Parâmetros Curriculares Nacionais.
Unidade 2. Projetos. Modelagem. Etnomatemática. Interdisciplinaridade
Unidade 3. Transposição Didática
Unidade 4. Obstáculos epistemológicos e didáticos
Unidade 5. Contrato didático
Detalhamento do Conteúdo
Unidade 1: Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN): Princípios que regem o ensino fundamental e médio. Objetivos do ensino nestes níveis. Aspectos metodológicos contemplados pelos PCN. Como tratam as questões de interdisciplinaridade?
Unidade 2: Projetos, Modelagem e Etnomatemática, metodologia de ensino ou referencial teórico para pesquisa? Metodologia que privilegia um trabalho interdisciplinar?
Unidade 3. Transposição Didática- O que é? Quem faz? Como saber o que é transposição didática e a transposição didática ocorrida sobre um determinado objeto da matemática pode ajudar o professor a preparar seu curso?
Unidade 4. Obstáculos epistemológicos e didáticos: O que são? Como usar este conhecimento para melhor o processo ensino aprendizagem?
Unidade 5. Contrato didático- em que consiste? O contrato como componente do gerenciamento da classe; contrato didático como elemento teórico de referência para pesquisa.
AVALIAÇÃO: A avaliação será feita com base na participação dos alunos em classe, no trabalho de pesquisa em grupo (P1); Apresentação de seminários, material utilizado (qualidade da transparência, síntese, postura, segurança, domínio do conteúdo etc. (P2)).
A média final será a média aritmética de P1 com P2. Aquele que ficar com média no intervalo (3, 6), como recuperação fará um seminário (em dia e hora marcado pelo professor) sobre um assunto correlato que atende o Plano de Ensino, indicado pelo professor (P3). A nota final será a média aritmética da nota obtida antes da recuperação com P3.Será aprovado o aluno com média final maior ou igual a 6.
METODOLOGIA: O conteúdo será desenvolvido em trabalho de grupo, com realização de seminários, discussões, proposições, reflexões; Serão realizadas algumas atividades mais particulares, pontuais, desenvolvidas em classe, para aplicação do teórico em estudo.
BIBLIOGRAFIA
ARTIGUE, M. Épistémologie et didactique. RDM, v10, n2,3, pp241-286, 1990.
BACHELARD, G. La formation de I'esprit scientifique. Paris: VRIN, 1975.
BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Ensino de matemática e educação matemática: algumas considerações sobre seus significados. In: Bolema- Boletim de Educação matemática- ano 12, n.13, 1999, p.l -11
BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n° 9.394, dez/1996.
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática / 1° e 2° ciclos/ Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática / 3° e 4° ciclos/ Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio/ Brasília: MEC/SEMTEC, 2002.
BROUSEAU, G. Fondements et méthodes de la didactique des mathématiques. RDM, v7, n2, pp33-115, 1986.
BROUSEAU, G. Le contrat didactique: le milieu. RDM, v9, n3, pp309-336, 1988.
BROUSEAU, G. Les obstacles épistémologiques et les problemes en mathématique. RDM, v4, n2, pp165-198, 1983.
BROUSSEAU, Guy. Os diferentes papéis do professor. P. 48 - 72. In: Didática da Matemática: Reflexões Psicopedagógicas. Organização de Cecília Parca e Irma Saiz. Artes Médicas: Porto Alegre, 1996.
CHEVALLARD, Y. La transposition didactique: du savoir savant au savoir enseigné. Grenoble: La Pensée Sauvage, 1985.
D’AMBRÓSIO, Ubiratan. A história da matemática: questões historiográficas e políticas e reflexões na educação matemática. In: Pesquisa em Educação Matemática. Organização de Maria Aparecida Viggiani Bicudo. Editora Unesp: São Paulo, 1999, p.97-115.
D’AMBROSIO, Ubiratan. Educação Matemática: da teoria à prática. 68 ed. Editora Papiros: Campinas, 2000.
DUVAL, R. Registros de representações semióticas e funcionamento cognitivo da compreensão em matemática. In: Alcântara Machado, S. D. Aprendizagem em matemática: registros de representação. Campinas: Papiros Editora, 2003, p.11-33.
FLORES, Cláudia R; ARRUDA, Joseane Pinto de; CUNHA, Jorge L. da; MORETTI, Méricles T. Os obstáculos didáticos são contornáveis? In: Presença Pedagógica Editora Dimensão, v 7, n. 42, nov/dez, 2001, p. 47-53
FLORES-BOLDA, Cláudia R Geometria e Visualização desenvolvendo o competência heurística através da reconfiguração. 1997. 152p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
GRANDO, N. I. O campo conceitual de espaço na escola e em outros contextos culturais. 1998, 208p. Tese de doutorado - Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis
GRANDO, N. I., MORETTI, M. T. Análise de modelos utilizados na agricultura na determinação de áreas. Zetetiké. Campinas Unicamp – FE - CEMPEM, vol 4, n.4 -novembro, 1995 p.73-93
MATIAS, Sandra. Matemática e literatura: uma proposta interdisciplinar (Orient. Jane Bittencourt, TCC - Universidade Federal de Santa Catarina, 2002.
MIGUEL, A. As potencialidades pedagógicas da história da matemática em questão: argumentos reforçadores e questionadores. Zetetiké. Campinas. Unicamp - FE -CEMPEM, vol.5, n.6 - julho/dezembro, 1997. p.73-105.
MORETTI, Méricles T. O papel dos registros de representação na aprendizagem de matemática. p.343-362. In: Contrapontos - Revista de Educação da Univali, ano2, n.6, 2002.
MORETTI, Méricles T. A translação como recurso no esboço de curvas por meio da interpretação global de propriedades figurais. In: Alcântara Machado, S. D. Aprendizagem em matemática registros de representação Campinas: Papiros Editora, 2003. p.149-160.
NENEVÊ, Luciane T. Os temas transversais nos livros didáticos de matemática do ensino fundamental. (Orient. Méricles T. Moretti, TCC - Universidade Federal de Santa Catarina, 2004.
SILVA, Elcio O. da, MOREIRA, Mariano, GRANDO, N. I. O contrato didático: um duplo olhar sobre o fazer pedagógico. Zetetiké. Campinas. Unicamp - FE - CEMPEM, vol. 4, n.6 - julho/dezembro, 1996 p.9-23.
VIEIRA, Lúcia H. S. Epistemologia dos números complexos. (Orient. Méricles T. Moretti, TCC – Universidade Federal de Santa Catarina, 1999.
Florianópolis, 19 de agosto de 2005
Profª Neri Terezinha Both Carvalho
Coordenadora da disciplina