Plano de Ensino

I – Dados de Identificação:

Disciplina : Laboratório de Matemática III

Código: MTM 5722

No total de horas-aulas: 72

Semestre:2005.2

Curso: Matemática – Habilitação Licenciatura

Professor: Antônio Vladimir Martins

II - Ementa:

Análise e resolução de exercícios de um livro ou coleção abrangendo todo o conteúdo de 2o grau.

III - Objetivos Gerais:

I – Propiciar ao aluno condições de:

- Desenvolver sua capacidade de re-avaliação das tarefas já concluídas.

- Desenvolver sua capacidade de dedução.

- Desenvolver sua capacidade de raciocínio lógico.

- Desenvolver sua capacidade de formulação e interpretação de situações matemáticas.

- Desenvolver seu espírito crítico e criativo.

- Perceber e compreender o inter-relacionamento das diversas áreas da Matemática apresentadas ao longo do Curso.

- Organizar, comparar e aplicar os conhecimentos adquiridos.

II – Incentivar o aluno ao uso da Biblioteca.

IV - Objetivos Específicos:

Propiciar ao aluno condições de revisar criticamente os conteúdos de Matemática de 1o e 2o graus, através da resolução e elaboração de exercícios.

V - Conteúdo Programático:

1. Trigonometria
  2. Sistemas de equações lineares
  3. Matrizes e determinantes
  4. Equações e inequações
  5. Polinômios
  6. Conjuntos
  7. Funções
  8. Geometria Plana
  9. Logaritmos e exponenciais
  10. Seqüências
  11. Geometria Espacial
  12. Geometria Analítica
  13. Análise Combinatória e Probabilidade
  14. Números Complexos

VI - Metodologia

A base de trabalho consiste na resolução de listas de exercícios. Em sala de aula se fará a análise crítica das soluções propostas e a resolução e análise conjunta dos problemas que apresentarem maior grau de dificuldade. Se houver necessidade, será feita uma rápida revisão dos principais conceitos necessários em cada unidade.

VII - Avaliação

Serão feitas 03 (três) provas e 03 (três) testes rápidos ao longo do semestre letivo. As questões dos testes serão tiradas ou adaptadas de um banco de questões montado pelos estudantes desta disciplina e por questões oriundas de reflexões em sala de aula. Cada teste terá o valor 2.0 (dois) e a nota obtida no i-ésimo teste será acrescentada à nota da i-ésima prova gerando a nota Pi (1=1,2,3). A nota final será média aritmética M=(P1+P2+P3)/3.

VIII - Recuperação

O aluno com freqüência suficiente (FS) cuja média final for inferior a 6 (seis), mas não inferior a 3 (três) terá direito à uma prova de recuperação. Esta constará de uma prova versando sobre todo o conteúdo da disciplina.

A nota final, neste caso, será a média aritmética entre a nota final obtida no semestre e a nota da prova de recuperação.

IX - Bibliografia

1. J. M. Bezerra; Curso de Matemática; 17a edição; Companhia Editora Nacional
  2. Fundamentos da Matemática Elementar – Volumes 1 a 10 – Editora Atual
  3. Gelson Iezzi – Testes de Vestibulares volumes 1 a 3 – Editora Atual
  4. Gelson Iezzi et alli; Aulas de Matemática – Volumes 1 a 3 – Editora Atual
  5. Provas de Vestibulares ; provas do MEC ; questões de Olimpiadas.
  6. Luiz Márcio Imenes&Marcelo Lellis, Matemática – Editora Scipione – São Paulo 1998.
  7. Elon Lages Lima e outros, A Matemática do Ensino Médio – volumes 1, 2 e 3 – S.B.M. (1999)
  8. Elon Lages Lima (editor), Exame de Textos: análise de livros de Matemática para o Ensino Médio, Vitae – IMPA – S.B.M. (2001)

Florianópolis, 03 de agosto de 2005

Prof. Antônio Vladimir Martins