PLANO DE ENSINO
DISCIPLINA: H-Cálculo IV
CÓDIGO: MTM 5804
PRÉ-REQUISITO: MTM 5803 – H-Cálculo III
Nº DE AULAS SEMANAIS: 08 aulas
Nº TOTAL DE AULAS: 144
CURSO: Todos os Cursos do CTC e CFM, alunos admitidos por seleção
SEMESTRE: 2004.2
PROFESSOR: Jáuber C. de Oliveira (Coordenador)
EMENTA: Integrais sobre Curvas e Superfícies, Teoremas de Integração da Análise Vetorial, Aplicações.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
- Mudança de variáveis e aplicações da integração múltipla;
- Integrais sobre curvas e superfícies (integrais de linha e de superfície de funções escalares e de funções vetoriais; aplicações);
- Teoremas de integração da análise vetorial (Teoremas de Green, da divergência de Gauss e de Stokes; campos conservativos e aplicações à Física e às equações diferenciais);
- Funções analíticas;
- Teorema de Cauchy.
METODOLOGIA: Aulas expositivas e de exercícios.
AVALIAÇÃO: Serão realizadas três provas (P1, P2 e P3) ao longo do semestre. A média M1 do (a) aluno (a) é a média aritmética simples das três notas (N1, N2 e N3) correspondentes.
RECUPERAÇÃO: O aluno com freqüência suficiente e com média M1 inferior a 6 e não inferior a 3 poderá fazer uma prova sobre todo o conteúdo. A média final MF será obtida pela média entre a nota desta prova e a média das três provas, M1.
BIBLIOGRAFIA:
- APOSTOL, T. M., Calculus, Waltham , Toronto, 1969.
- APOSTOL, T. M., Mathematical analysis, 2nd Ed. Reading, Mass.: Addison-Wesley, 1974.
- HUBBARD, J. H., HUBBARD, B. B., Vector Calculus, Linear Algebra, and Differential Forms: A Unified Approach (2nd Edition), Prentice Hall, 2001.
- MARSDEN, J. E., TROMBA, A. J., Vector Calculus, 4ª ed., Freeman.
- MARSDEN, J. E., HOFFMAN, M. J., Basic Complex Analysis, 3ª ed., Freeman, 1999.
- PROTTER, M.H., MORREY, C. B. J., A First Course in Real Analysis, Springer-Verlag, 1997.
- PROTTER, M. H., Modern Mathematical Analysis, Reading: Addison-Wesley Publishing, 1964.
- STEWART, J., Calculus, Brooks/Cole Publishing Company, ITP.
- SOARES, M. G., Cálculo em uma Variável Complexa, IMPA, 1999.
Florianópolis, 24 de junho de 2005
Prof. Jáuber C. de Oliveira