PLANO DE ENSINO

DISCIPLINA: MTM 5182 Métodos Quantitativos II

CÓDIGO: PRÉ-REQUISITO: MTM 5181

Nº DE HORAS-AULA: 04

Nº TOTAL DE HORAS-AULA: 72

SEMESTRE: 2006.1

CURSO: Ciências Contábeis

PROFESSORES: Jhuliane Lisboa Pinto Guilherme

1) EMENTA:

Relações. Funções. Limites. Derivadas. Integrais.

2) OBJETIVOS GERAIS:

Propiciar ao aluno noções básicas de cálculo para que as mesmas possam contribuir para o desenvolvimento de suas potencialidades.

3) OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Identificar relações e funções espontaneamente quando apresentadas nos registros

aritméticos, algébricos e gráficos, bem como nos diversos problemas propostos.

- Indentificar conjuntos de partida e conjuntos de chegada.

- Reconhecer os conhecimentos relativos a funções em teorias econômicas.

- Reconhecer e calcular limites nos registros aritméticos, algébricos e gráficos

- Reconhecer analiticamente e geometricamente a derivada de uma função.

- Calcular a derivada das principais funções elementares.

- Analisar o comportamento de funções, determinando os valores máximos e mínimos.

- Aplicar os conhecimentos de derivadas e integrais em resoluções de problemas

1. relacionados á contabilidade.

4) CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Unidade I : Relações e Funções

1.1. Relações: noções gerais

1.2. Funções: Definição, domínio e imagem.

1.3. Representação gráfica de funções.

1.4. Operações com funções: soma, diferença, produto e quociente.

1.5. Funções: afim, modular, quadrática, potência, racional, exponencial e logarítmica.

1.6. Composição de funções.

1.7. Função inversa.

1.8. Aplicações simples de funções à teoria econômica.

Unidade II : Limites

2.1. Noção intuitiva de limites de uma função.

2.2. Limite de uma função num ponto.

2.3. Propriedades: Unicidade, soma, produto, quociente.

2.4. Limites laterais e limites no infinito.

2.5. Limites infinitos.

2.6. Limites fundamentais.

2.7. Noções de continuidade de funções.

Unidade III : Derivadas

3.1. Derivada de uma função num ponto e interpretação geométrica.

3.2. Regras de derivação: soma, produto, quociente, composta.

3.3. Derivadas sucessivas.

3.4. Diferencial de uma função.

3.5. Critério de crescimento e decrescimento de funções.

3.6. Máximos e mínimos.

3.7. Aplicações à teoria econômica.

Unidade IV : Integral

4.1 Integral indefinida.

4.2 Integrais imediatas.

4.3 Integração por substituição e Integração por partes.

4.4 Integral definida.

4.5 Aplicação de integral no cálculo de áreas.

5) METODOLOGIA DE ENSINO:

O conteúdo será desenvolvido através de aulas expositivas e dialogadas.

6) AVALIAÇÃO:

O aluno será avaliado através de 03 (três) provas que serão realizadas ao longo do semestre letivo. A nota do aluno será a média aritmética simples das notas obtidas nas três provas. Será considerado aprovado o aluno cuja média for maior ou igual a 6,0 (seis).

De acordo com a Resolução nº 17/CUN/97, "o aluno com freqüência suficiente e média aritmética das notas das avaliações do semestre entre 3,0 (três) e 5,5 (cinco vírgula cinco) terá direito a uma nova avaliação no final do semestre". Essa avaliação será uma prova final abrangendo todo o conteúdo ministrado. A média final será calculada através da média aritmética entre a média das notas obtidas durante o semestre e a nota obtida na prova final.

Estará aprovado o aluno que obtiver média final maior ou igual a 6,0 (seis)

Distribuição do conteúdo de cada prova:

1ªProva – Unidades I e II

2ªProva – Unidade III

3ªProva – Unidade IV

7) BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1. CHIANG, Alpha C. - Matemática para Economistas. São Paulo: Editora MacGraw-Hill do Brasil.

2. DOWLING, Edward T. - Matemática Aplicada à Economia e Administração. São Paulo: Ed. Mac Graw-Hill do Brasil

3. LEITHOLD, Louis - Matemática para Economia. São Paulo: Editora Harbra Ltda.1982

4. SILVA, Sebastião Medeiros da- Matemática para os Cursos de Economia, Administração e Ciências Contábeis, Ed. Atlas.

5. WEBER, Jean E. - Matemática para Economia e Administração. São Paulo:Ed. Harper & Row do Brasil.

Florianópolis, 26 de abril de 2006

Profª Rosimary Pereira

Coordenador da disciplina