Plano de Ensino
I – Dados de Identificação:
Disciplina : Laboratório de Matemática III
Código: MTM 5722
No total de horas-aulas: 72
Semestre: 2006/1
Curso: Matemática – Habilitação Licenciatura
Professor: Antônio Carlos Gardel Leitão
II - Ementa:
Análise e resolução de exercícios de um livro ou coleção abrangendo todo o conteúdo de 2o grau.
III - Objetivos Gerais:
I – Propiciar ao aluno condições de:
- Desenvolver sua capacidade de re-avaliação das tarefas já concluídas.
- Desenvolver sua capacidade de dedução.
- Desenvolver sua capacidade de raciocínio lógico.
- Desenvolver sua capacidade de formulação e interpretação de situações matemáticas.
- Desenvolver seu espírito crítico e criativo.
- Perceber e compreender o inter-relacionamento das diversas áreas da Matemática apresentadas ao longo do
Curso.
- Organizar, comparar e aplicar os conhecimentos adquiridos.
II – Incentivar o aluno ao uso da Biblioteca.
IV - Objetivos Específicos:
Propiciar ao aluno condições de revisar criticamente os conteúdos de Matemática de 1o e 2o graus, através da resolução e elaboração de exercícios.
V - Conteúdo Programático:
1. Trigonometria
2. Sistemas de equações lineares
3. Matrizes e determinantes
4. Equações e inequações
5. Polinômios
6. Conjuntos
7. Funções
8. Geometria Plana
9. Logaritmos e exponenciais
10. Seqüências
11. Geometria Espacial
12. Geometria Analítica
13. Análise Combinatória e Probabilidade
14. Números Complexos
VI - Metodologia
A base de trabalho consiste na resolução de listas de exercícios. Em sala de aula se fará a análise crítica das soluções propostas e a resolução e análise conjunta dos problemas que apresentarem maior grau de dificuldade. Se houver necessidade, será feita uma rápida revisão dos principais conceitos necessários em cada unidade.
VII - Avaliação
Serão feitas 03 (três) provas e 03 (três) testes rápidos ao longo do semestre letivo. As questões dos testes serão tiradas ou adaptadas de um banco de questões montado pelos estudantes desta disciplina e por questões oriundas de reflexões em sala de aula. Cada teste terá o valor 2.0 (dois) e a nota obtida no i-ésimo teste será acrescentada à nota da i-ésima prova gerando a nota Pi (1=1,2,3). A nota final será média aritmética M=(P1+P2+P3)/3.
VIII - Recuperação
O aluno com freqüência suficiente (FS) cuja média final for inferior a 6 (seis), mas não inferior a 3 (três) terá direito à uma prova de recuperação. Esta constará de uma prova versando sobre todo o conteúdo da disciplina.
A nota final, neste caso, será a média aritmética entre a nota final obtida no semestre e a nota da prova de recuperação.
IX - Bibliografia
1. J. M. Bezerra; Curso de Matemática; 17a edição; Companhia Editora Nacional
2. Fundamentos da Matemática Elementar – Volumes 1 a 10 – Editora Atual
3. Gelson Iezzi – Testes de Vestibulares volumes 1 a 3 – Editora Atual
4. Gelson Iezzi et alli; Aulas de Matemática – Volumes 1 a 3 – Editora Atual
5. Provas de Vestibulares ; provas do MEC ; questões de Olimpiadas.
6. Luiz Márcio Imenes&Marcelo Lellis, Matemática – Editora Scipione – São Paulo 1998.
7. Elon Lages Lima e outros, A Matemática do Ensino Médio – volumes 1, 2 e 3 – S.B.M. (1999)
8. Elon Lages Lima (editor), Exame de Textos: análise de livros de Matemática para o Ensino Médio, Vitae
IMPA – S.B.M. (2001)
Florianópolis, 04 de maio de 2006
Prof. Antônio Carlos Gardel Leitão
Coordenador da disciplina