DISCIPLINA: Laboratório de Matemática II

TURMA(S): 335

CURSO: Matemática - Habilitação Licenciatura

I - OBJETIVOS GERAIS:

Propiciar ao aluno condições de:

II - OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

1. Mostrar o desenvolvimento histórico de certas áreas de Matemática.

2. Formar ou reformar, através do desenvolvimento histórico, certos conceitos matemáticos;

3. Ressaltar a importância da Matemática no passado, bem como no presente, no desenvolvimento socio-cultural da humanidade.

4. Apresentar problemas práticos, não triviais, que podem ser solucionados com o uso de matemática elementar.

III - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

1. Área de um segmento da parábola. Arquimedes;

2. Trisseção do Angulo. Arquimedes e Nicomedes;

3. Quadratura do Círculo;

4. Duplicação do Cubo;

5. O Problema das Tangentes;

6. Áreas das Lúnulas de Hipócrates;

7. A retificação de um arco de parábola. Isaac Barrow, 1670;

8. O Ábaco;

9. Régua de Cálculo: construção e funcionamento;

10. Braquistócrona e Ciclóide (João Bernoulli – 1696);

11. Isoperímetro;

12. Construção do relógio solar;

13. Aproximação de exponenciais;

14. Problemas da navegação;

IV - METODOLOGIA: Aulas de exercícios com os conteúdos relativos à história da matemática.

V - AVALIAÇÃO: A avaliação consistirá de três elementos: Participação nos exercícios semanais: a classe será dividida em grupos de 4 ou 5 alunos, que semanalmente terão que entregar uma lista com os exercícios solicitados na semana anterior. De todas as listas entregues ao longo do semestre, se fará uma média aritmética que será a nota de todos os elementos do grupo. Duas provas escritas e uma prova oral sobre os conteúdos envolvidos ao longo do semestre. A nota final será a média aritmética simples entre a média dos exercícios, as duas provas escritas e a prova oral.

VI - Recuperação

O aluno com freqüência suficiente (FS) cuja média final for inferior a 6 (seis), mas não inferior a 3 (três) terá direito à uma prova de recuperação. Esta constará de uma prova versando sobre todo o conteúdo da disciplina. A nota da recuperação substituirá a pior nota entre as duas avaliações escritas do semestre e a média será refeita.

VII - BIBLIOGRÁFICAS:

1. BOYER, C. B. (1974). História da Matemática. Trad. Elza F. Gomide.São Paulo. Ed. Edgard Blucher Ltada.

2. CARMO, M.P.; MORGADO, A.C.; WAGNER, E. (1992). Trigonometria, números complexos. Rio de Janeiro: SBM.

3. DO CARMO, M. P. (1983). Cartografia e Geometria Diferencial; Revista Noticiário da SBM Ano XIV Nº 105.

4. DORRIE H. (1965). 100 great problems of elementary mathematics - their history and solution. New York: Dover Publications, Inc.

5. EVES, H. (1977). Introdução a História da Matemática. 2a. Edição, Editora da UNICAMP. Campinas.

6. IMENES, L. M., JAKUBOVIC, J e TROTTA, F. (1980); Matemática Aplicada – 2o grau, vol. 1, 2, 3; Editora Moderna.

7. LIMA, E. L. (1991). Meu professor de matemática e outras histórias. Rio de Janeiro: SBM.

8. WAGNER, E. (1993). Construções geométricas. (Colaboração de José P. Q. Carneiro): Rio de Janeiro: SBM.

9. YAGLOM, A. M.; YAGLOM, I. M. (1987). Challenging mathematical problems with elementary solutions. New York: Dover Publications, INC.

10. Revista do Professor de Matemática;

11. American Mathematical Monthly;

12. Matemática Universitária.

13. (1993) Tópicos de História da Matemática para uso em sala de aula – volumes: Geometria, Álgebra e Computação. Atual Editora. SP.

Florianópolis, 17 de agosto de 2006.

Prof. Antônio Leitão

Coordenador da disciplina