PLANO DE ENSINO
DISCIPLINA: Laboratório de Matemática II
CÓDIGO: MTM 5721
SEMESTRE: 2006.2
Nº DE HORAS-AULAS SEMANAIS: 04
PROFESSORES: Antônio Leitão
TURMA(S): 335
CURSO: Matemática - Habilitação Licenciatura
I - OBJETIVOS GERAIS:
Propiciar ao aluno condições de:
Desenvolver a capacidade de raciocínio lógico-matemático;
Desenvolver a capacidade de interpretação e formulação de situações matemáticas;
Desenvolver o espírito criativo e crítico;
Reconhecer o inter-relacionamento das diversas áreas da Matemática apresentadas ao longo do Curso;
Organizar, comparar e aplicar os conhecimentos adquiridos.
Reconhecer intrinsecamente o uso da Biblioteca.
II - OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Mostrar o desenvolvimento histórico de certas áreas de Matemática.
Formar ou reformar, através do desenvolvimento histórico, certos conceitos matemáticos;
Ressaltar a importância da Matemática no passado, bem como no presente, no desenvolvimento socio-cultural da humanidade.
Apresentar problemas práticos, não triviais, que podem ser solucionados com o uso de matemática elementar.
III - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Área de um segmento da parábola. Arquimedes;
Trisseção do Angulo. Arquimedes e Nicomedes;
Quadratura do Círculo;
Duplicação do Cubo;
O Problema das Tangentes;
Áreas das Lúnulas de Hipócrates;
A retificação de um arco de parábola. Isaac Barrow, 1670;
O Ábaco;
Régua de Cálculo: construção e funcionamento;
Braquistócrona e Ciclóide (João Bernoulli – 1696);
Isoperímetro;
Construção do relógio solar;
Aproximação de exponenciais;
Problemas da navegação;
IV - METODOLOGIA: Aulas de exercícios com os conteúdos relativos à história da matemática.
V - AVALIAÇÃO: A avaliação consistirá de três elementos: Participação nos exercícios semanais: a classe será dividida em grupos de 4 ou 5 alunos, que semanalmente terão que entregar uma lista com os exercícios solicitados na semana anterior. De todas as listas entregues ao longo do semestre, se fará uma média aritmética que será a nota de todos os elementos do grupo. Duas provas escritas e uma prova oral sobre os conteúdos envolvidos ao longo do semestre. A nota final será a média aritmética simples entre a média dos exercícios, as duas provas escritas e a prova oral.
O aluno com freqüência suficiente (FS) cuja média final for inferior a 6 (seis), mas não inferior a 3 (três) terá direito à uma prova de recuperação. Esta constará de uma prova versando sobre todo o conteúdo da disciplina. A nota da recuperação substituirá a pior nota entre as duas avaliações escritas do semestre e a média será refeita.
VII - BIBLIOGRÁFICAS:
BOYER, C. B. (1974). História da Matemática. Trad. Elza F. Gomide.São Paulo. Ed. Edgard Blucher Ltada.
CARMO, M.P.; MORGADO, A.C.; WAGNER, E. (1992). Trigonometria, números complexos. Rio de Janeiro: SBM.
DO CARMO, M. P. (1983). Cartografia e Geometria Diferencial; Revista Noticiário da SBM Ano XIV Nº 105.
DORRIE H. (1965). 100 great problems of elementary mathematics - their history and solution. New York: Dover Publications, Inc.
EVES, H. (1977). Introdução a História da Matemática. 2a. Edição, Editora da UNICAMP. Campinas.
IMENES, L. M., JAKUBOVIC, J e TROTTA, F. (1980); Matemática Aplicada – 2o grau, vol. 1, 2, 3; Editora Moderna.
LIMA, E. L. (1991). Meu professor de matemática e outras histórias. Rio de Janeiro: SBM.
WAGNER, E. (1993). Construções geométricas. (Colaboração de José P. Q. Carneiro): Rio de Janeiro: SBM.
YAGLOM, A. M.; YAGLOM, I. M. (1987). Challenging mathematical problems with elementary solutions. New York: Dover Publications, INC.
Revista do Professor de Matemática;
American Mathematical Monthly;
Matemática Universitária.
(1993) Tópicos de História da Matemática para uso em sala de aula – volumes: Geometria, Álgebra e Computação. Atual Editora. SP.
Florianópolis, 17 de agosto de 2006.
Prof. Antônio Leitão
Coordenador da disciplina