PLANO DE ENSINO

Disciplina: Cálculo Diferencial e Integral
Código: MTM 5301
Número de horas-aulas semanais: 4
Número total de horas-aulas: 72
Curso: Agronomia
Semestre: 2007/1
Professor: Andrzej Solecki

Ementa. Funções, limites, derivadas e suas aplicações, integrais e suas aplicações em áreas e volumes.

Objetivo. Proporcionar ao aluno as ferramentas do cálculo diferencial e integral para que ele possa identificar e resolver os problemas concernentes de sua vida acadêmica e profissional.

Conteúdo programático.

  1. Números reais. Operações, propriedades, módulo, intervalos, desigualdades.
  2. Funções. Polinômios, racionais, trigonométricas, exponencial. Operações aritméticas. Construções: função composta, função inversa; funções.
  3. Limites. Noção intuitiva de limite; definição. Propriedades, limites laterais; limites no infinito; limites infinitos; limites fundamentais; assíntotas horizontais e verticais; continuidade, propriedades das funções contínuas, Teorema do valor intermediário.
  4. Derivada. Derivada de uma função num ponto; interpretação geométrica. Função derivada; a reta tangente; continuidade de funções deriváveis; derivadas laterais; regras de derivação; derivada de função composta (regra da cadeia); derivada da função inversa; derivadas das funções elementares; derivadas sucessivas; derivação implícita.
  5. Aplicações da derivada. Taxa de variação máximos e mínimos; teorema de Rolle, Teorema do valor médio; funções crescentes e funções decrescentes; critérios para determinar os extremos de uma função; concavidade; pontos de inflexão; esboço de gráficos; problemas de maximização e minimização; Teoremas (regras) de L'Hospital.
  6. Integral. Definição de integral através das soma de Riemann; Primitiva de uma função; Teorema Fundamental do cálculo; propriedades das integrais; integral indefinida e suas propriedades; fórmula de integrais imediatas; integração por substituição e por partes; cálculo de áreas; cálculo de volumes de sólidos de revolução.

Metodologia. O conteúdo será desenvolvido através de aulas expositivas e séries de exercícios apresentados aos estudantes.

Cronograma. O ritmo de exposição vai depender do grau de preparo que os estudantes trouxeram da escola. Basicamente, cada dos blocos temáticos deve tomar por volta de 14 horas.

Avaliação. A média dos testes (em quantidade no mínimo de 6) é a base, esta base é elevada pelos fatores de presença sistemática e a atitudes participativas em aulas.

Prova de recuperação. Estudantes com freqüência suficiente e média maior ou igual a três (3.0) e menor ou igual a cinco vírgula cinco (5.5), terão direito a realizar uma prova final, sobre todo o conteúdo, conforme o que dispõe §2 do Art.7 e §3 do Art.71 da Resolução n° 17/Cun/97. Estará aprovado estudante que obtiver média aritmética simples maior ou igual a 6.0 (seis) entre a nota da prova de recuperação e a média do semestre.

Bibliografia.

  1. Kühlkamp, Nilo, Cálculo 1, Editora da UFSC
  2. Leithold, L., O Cálculo com Geometria Analítica, Harbra
  3. Swokowski, E. W., Cálculo com Geometria Analítica, Makron Books
  4. Batschelet, E., Introdução à Matemática para Biocientistas, Editora Interciência - SP

Andrzej Solecki

Fpolis, 29/III/07