PLANO DE ENSINO
DISCIPLINA: Introdução à Análise
CÓDIGO: MTM 5315
SEMESTRE: 2007/1
NO DE HORAS SEMANAIS: 5
TOTAL DE HORAS-AULAS: 90
PRÉ-REQUISITO: MTM 5112 Cálculo II
PROFESSOR: Antônio Vladimir Martins
CURSO: Matemática - Habilitação Licenciatura
EMENTA: Topologia dos Espaços Rn ; n = 1, 2, 3. Convergência. Continuidade. História da Matemática Relacionada com o Conteúdo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Propiciar ao aluno:
uma visão global dos conceitos de Convergência e Continuidade;
a aquisição de conhecimentos básicos de Topologia no Rn com vistas à fundamentação de Disciplinas do Ensino Médio.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
1) INTRODUÇÃO:
1.1- Sequências de números na determinação de raiz real de equações polinomiais f(x)=0, por processo iterativo. Pontos Fixos de f.
1.2- Iteração com sequências em Rn e com sequência no conjunto das funções contínuas. Pontos Fixos.
2) ESPAÇOS MÉTRICOS:
2.1. Distância (métrica).
2.2. Exemplos de espaços métricos.
2.3. Sequências em espaços métricos; exemplos, sequências convergentes e subsequências.
2.4. Conjuntos fechados: exemplos e propriedades, funções contínuas de R2 em R e a
imagem inversa de fechados de R.
2.5. Seqüências de Cauchy e Espaços Métricos Completos. Relação entre “Fechado” e
“Completo”.
2.6. Conjuntos Compactos (através de sequências) relação entre compacto, completo e
fechado.
2.7. Conjuntos Limitados em Espaços Métricos. (d (a,a') < K para alguma constante K>0.
Diâmetro de um conjunto; Distância entre conjuntos.
2.8. O princípio da aplicação contração: pontos fixos reais; contrações; princípio do ponto
fixo de Banach.
2.9. Funções Contínuas em Espaços Métricos através de sequências. Relação com conjuntos
fechados. Bola aberta em (M,d). Conjunto aberto e Relação com função contínua.
Fechado versus Aberto. Compacto e função contínua. Fêcho e Fronteira de um
conjunto. Continuidade Uniforme.
2.10. Teorema do Valor Intermediário e Conjuntos Desconexos.
METODOLOGIA:
A disciplina será desenvolvida através de aulas expositivas dialogadas e aulas de exercícios.
AVALIAÇÃO:
Serão feitas 3 (três) provas escritas. Será aprovado o aluno que, além de frequência suficiente obtver média não inferior a 6 (seis).
Prova final: Engloba todo o conteúdo da disciplina. Nesta prova final estão os estudantes com frequência suficiente e média entre 3 (três) e 5.5 (cinco e meio).
BIBLIOGRAFIA:
1. V Bryant; Metric Spaces-interation and application; Cambridge Univ. Press (1985)
2. H. H. Domingues; Espaços Métricos e Introdução à Topologia; Atual/Edusp; 1982
3. E. L. Lima; Espaços Métricos; SBM (Projeto Euclides)
4. S. Lipschutz; Topologia Geral; McGraw-Hill do Brasil (Col. Schaum); 1971
5. N. Kuelkamp; Introdução à Topologia Geral; EDUFSC; 1988
6. A. J. White; Análise Real, uma introdução; E. Blücher/EDUSP (1973)
7. E. Howard; Introdução à História da Matemática; Unicamp; 1995
Florianópolis, 23 de fevereiro de 2007
Prof. Antônio Vladimir Martins