PLANO DE ENSINO
Disciplina: Análise I
Código: MTM 5316
Semestre: 2007.1
Número de Horas Aula: 108
Curso: Bacharelado em Matemática e Computação Científica
Professor: Ruy Coimbra Charão
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Propiciar ao aluno condições de:
dominar com rigor e detalhe os conceitos básicos envolvendo o sistema dos números reais, o espaço euclidiano n-dimensional , os espaços métricos e os teoremas clássicos da Análise Matemática relativos ao programa da disciplina;
desenvolver a capacidade de aplicar as técnicas e os resultados fundamentais da Análise à resolução de problemas.
EMENTA:
Supremo e ínfimo. Espaços métricos (com ênfase em Rn ). Funções contínuas.
Seqüências de Cauchy. Conexidade. Compacidade. Seqüências de funções.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Corpos ordenados. Propriedade arquimediana. Seqüências monótonas. Corpos ordenados completos. O sistema dos números reais. Supremo e ínfimo. Seqüências de Cauchy. Limite superior e limite inferior.
O espaço euclidiano Rn. Normas, produtos internos e métricas. Espaços métricos. Espaços normados. Conjuntos abertos e fechados. Interior de um conjunto. Pontos de acumulação. Fecho de um conjunto. Fronteira de um conjunto. Seqüências em Rn. Espaço métrico completo. Completamento de um espaço métrico. Séries numéricas e de vetores.
Compacidade seqüencial. Espaço métrico compacto. Teorema de Bolzano-Weierstrass. Conjunto totalmente limitado. Teorema de Heine-Borel. Conjuntos encaixantes. Conjuntos conexos por caminhos. Conjuntos Conexos.
Limite e continuidade. Caracterização de funções contínuas. Imagem de compactos e conexos. Operações com funções contínuas. Limitação de funções contínuas em compactos. Teorema do valor intermediário. Continuidade uniforme.
Seqüências de funções. Convergência pontual e convergência uniforme. Séries de funções. Critério de Cauchy. Teste M de Weierstrass. Integração e derivação de séries. O espaço das funções contínuas. Espaço de Banach. Equicontinuidade. Teorema de Arzela-Ascoli. Teorema do ponto fixo. Aproximação de funções por polinômios. Teorema de Stone-Weierstrass.
METODOLOGIA:
Aulas expositivas e de exercícios, e tarefas extra-classe onde os alunos serão estimulados a propor suas próprias soluções para os exercícios e problemas propostos.
CRONOGRAMA DE PROVAS:
Prova1: Unidade 1 e parte Unidade 2
Prova2: Parte final da Unidade 2 e Unidade 3
Prova3: Unidade 4
Prova4: Unidade 5
AVALIAÇÃO:
Através de quatro provas escritas a serem aplicadas ao longo do semestre. A nota final será a média aritmética das quatro notas obtidas nessas provas. O aluno que obtiver média inferior a seis mas não inferior a três, e tiver freqüência suficiente, terá direito a uma prova de recuperação no final do semestre que versará sobre todo o conteúdo do curso. A nota final do aluno que fizer recuperação será calculada de acordo com a legislação desta universidade.
BIBLIOGRAFIA:
J. Marsden, M. Hoffman; Elementary Clasical Analysis; W. H. Freeman; 1974.
R. G. Bartle; Elementos de Análise Real; Editora Campus; 1983.
E. L. Lima; Curso de Análise (vols. I e II ); Projeto Euclides (IMPA).
W. Rudin; Princípios de Análise Matemática; Ao Livro Técnico e Editora Universidade de Brasília; 1971.
S. Lang; Analysis; Addison-Wesley; 1968
C. S. Hönig; Aplicações da Topologia à Análise; Projeto Euclides (IMPA)
T. W. Ma; Classical Analysis on Normed Spaces; World Scientific; 1995.
Spivak, Calculus on Manifolds; Benjamin, New York; 1965.
Florianópolis, 08 de março de 2007
Prof. Ruy Coimbra Charão
Coordenador da disciplina