DISCIPLINA: MATEMÁTICA A

SEMESTRE: 2007/1

PROFESSORES: Sonia Palomino Bean

1) EMENTA:

Conjuntos Numéricos, Desigualdades, Funções Elementares, Elementos de combinatória e Espaços finitos de probabilidades, Modelos Discretos.

2) OBJETIVOS GERAIS

Proporcionar ao aluno as ferramentas básicas de matemática para que ele possa identificar e resolver os problemas concernentes de sua vida acadêmica e profissional.

3) OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Aplicar os conhecimentos básicos da matemática em processos naturais e cotidianos; usando exemplos práticos encontrar as diversas relações existentes entre biologia e matemática. Identificar situações problemáticas; compreender textos e sintetizar informações; analisar e apresentar, de forma clara, dados e idéias; identificar fontes adequadas de pesquisa e selecionar informações. Utilizar a Matemática como ferramenta para a resolução de um problema. Reconhecer a contribuição da matemática no estudo de modelos discretos em Biologia.

3) CONTEUDO PROGRAMATICO

3.1) Conjuntos de números.

Números naturais, inteiros, racionais, irracionais, reais e complexos. Operações e propriedades. Exemplos de números famosos que aparecem nas ciências físicas e biológicas.

3.2) Desigualdades

Propriedades, módulo, intervalos. Soluções de desigualdades.

3.3) Funções

Definição, gráficos. Funções elementares e suas propriedades: constante, linear, módulo, quadrática, polinomial, racional, trigonométrica, exponencial e logarítmica. Funções Discretas. Operações com Funções. Função inversa.

1. Modelos Discretos

Noções de sequências. Exemplos de sequências famosas: .sequência de Fibonacci. Equações de diferencias, definição, ordem e tipos. Equaçoes de diferenças de primeira e segunda ordem homogêneas e não-homogêneas, lineares e não lineares. Métodos de solução. Equações de diferenças de ordem superior. Crescimento e decaimento exponencial. Exemplos de modelos que usam equações de diferenças.

1. Elementos de combinatória e Espaços finitos de probabilidades

Princípio fundamental de contagem. Combinações, permutações e arranjos. Números binomiais. Triãngulo de Pascal. Bimômio de Newton. Espaços amostraia finitos. Noções fundamentais de Probabilidade. Probabilidade condicional. Eventos independentes.Teorema de Bayes.

4) METODOLOGIA

O conteúdo será desenvolvido através de aulas expositivas e dialogadas, exercícios individuais e em grupos, trabalhos individuais e em grupos, na classe ou extra-classe, resolução de exercícios no quadro, consultas aos monitores, atendimento individual ao aluno. Pesquisa em bibliotecas (e outros) propiciando a leitura de assuntos que mostrem a interface entre a biologia e a matemática.

5) AVALIAÇÃO:

Será feita através de 3 avaliações (trabalhos especificados em aula 3 provas escritas) e atividades extra-classe baseadas em leituras e/ou pesquisa de assuntos previamente fornecidos pelo professor. A nota final do aluno será a média aritmética simples das 3 notas das provas parciais (menor ou igual a 9.0) ao qual será somada a nota das atividades (cuja média será menor ou igual a 1,0), observados os critérios de arredondamento estabelecidos pela UFSC. Estará aprovado o aluno que tiver freqüência suficiente e obtiver nota final superior ou igual a 6,0 (ou seja, média superior ou igual a 5,75 nas provas parciais, que será arredondada para 6,0). O aluno com freqüência suficiente que tiver média entre 3 e 5,5 terá direito a um exame final, versando sobre toda matéria. Sua nota final será, então, a média aritmética entre a média das avaliações supra referida e a nota do exame final.

6) BIBLIOGRAFIA:

1. BATSCHELET, E. Introdução à Matemática para Biocientistas, Editora Interciência – SP, 1975.

2. LIPSCHUTZ, S. Matemática Finita, Mc Graw-Hill, Coleção Schaum, SP, 1972.

3. KÜHLKAMP, Nilo. Cálculo 1, Editora da UFSC, 2001.

4. STEWART, I., Os Números da Natureza, Ciência Atual, 1995.

5. CASTI, J., KARLQVIST, Complexity, Language and Life:a Mathematical Approach , Biomathematics, Vol16, Springer, 1980.

6. Hazzan S. Fundamentos de Matemática Elementar 5: Combinatória e Probabilidade. Atual Editora: São Paulo, 1977.

7. Morgado, A.C.O.; CARVALHO, J.B.P.; CARVALHO, P.C.P.; FERNANDEZ, P. Análise Combinatória e Probabilidade. (Coleção Professor de Matemática) SBM Editora: Rio de Janeiro, 2004.

8. HOEL, P.G.;PORT, S.C.; STONE, C.J. Introdução à Teoria da Probabilidade. Editora Interciência: Rio de Janeiro, 1978.

9. MEYER, P. L. Probabilidade Aplicações à Estatística. Rio de Janeiro, Livros Técnicos e Científicos,1976

Florianópolis, 19 de Março de 2007

Profa. Sonia Palomino Bean