UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
CENTRO DE CIÊNCIAS FÍSICAS E MATEMÁTICAS
DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA
PLANO DA DISCIPLINA MTM 5183 – CÁLCULO I
DISCIPLINA: Cálculo I
CÓDIGO: MTM 5183
PRÉ-REQUISITO:-
Nº DE AULAS SEMANAIS: 06 aulas
Nº TOTAL DE AULAS: 108
CURSO: Engenharia Elétrica
SEMESTRE: 2007.2
PROFESSOR: Prof. Luiz A. Saeger
EMENTA: Números Reais. Funções e gráficos. Funções inversas. Funções logarítmica e exponencial. Funções trigonométricas inversas. Limites e continuidade. Derivada. Aplicações da derivada. Integração e a integral definida. Integração por substituição e integração por partes. Aplicações da integral definida.
OBJETIVOS:
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
1- Números reais e funções reais
Propriedades aritméticas dos números reais; subconjuntos da reta; módulo e desigualdades. Definição de função real, domínio, imagem, gráfico; polinômios e funções racionais, funções definidas por partes; função composta; função inversa; funções transcendentais (trigonométricas, exponencial, logaritmo e hiperbólicas).
2 - Limite e continuidade
Definição de limite, limites laterais, propriedades aritméticas dos limites; limites infinitos e no infinito; teorema de confronto; limites fundamentais; limites de funções transcendentais; continuidade; limites de função composta. Teorema do Valor Intermediário.
3 - Derivada e aplicações
Tangentes, velocidade e taxas de variação; definição de derivada; derivadas laterais; continuidade e diferenciabilidade; propriedades da derivada e regras de derivação; regra da cadeia; derivada de função inversa; derivada implícita; retas tangentes e normais ao gráfico de funções e à curvas planas; derivadas de ordem superior. Teorema de Rolle, Teorema do Valor Médio. Máximos, mínimos e pontos críticos; estudo qualitativo de gráficos, esboço de gráficos; regras de L’Hospital.
4 – Integral e algumas aplicações
Soma de Riemann; definição de integral de Riemann; interpretação via área; propriedades operacionais; primitivas e integral indefinida; Teorema Fundamental do Cálculo; mudança de variáveis; integração por partes. Teorema do Valor Médio para Integrais, trabalho, centro de massa de uma linha, áreas entre gráficos.
METODOLOGIA: O conteúdo programático será desenvolvido através de aulas expositivas sobre o conteúdo teórico e de aulas práticas de exercícios. Serão aplicadas três provas escritas obrigatórias.
CRONOGRAMA:
Prova P1 – Números reais e funções. Limites;
Prova P2 – Continuidade. Derivada e aplicações (algumas);
Prova P3 – Restante das aplicações da derivada. Integral e algumas aplicações.
AVALIAÇÃO: A média M será obtida de M = (P1 + P2 + P3)/3, onde P1, P2 e P3 são as três provas escritas obrigatórias, respectivas às áreas do conteúdo programático organizadas segundo o cronograma acima. Estará aprovado o aluno com freqüência suficiente que obtiver média M maior ou igual a 5,75, segundo o Art. 72 da Resolução nº 17/Cun/97. O aluno com freqüência suficiente que apresentar média M menor que 5,75 e maior ou igual a 3,0 terá direito a realizar um exame final, sobre todo o conteúdo, conforme o que dispõe o §2 do Art. 70 da Resolução nº 17/Cun/97. Neste caso, a média para ser aprovado, Mf, será dada pela fórmula Mf = (M + E)/2, onde E é a nota do exame final, segundo o §3 do Art. 71 da mesma resolução.
BIBLIOGRAFIA: