DISCIPLINA: MTM 5153 - MATEMATICA FINANCEIRA

SEMESTRES: 2008/2

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

PROFESSORES: Adriano Luiz dos Santos Né, Edinéia Zarpelon e Fernando Guerra

EMENTA: Juros e Descontos: Simples e Composto .Taxas. Rendas. Amortização de dívidas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

1 - Identificar problemas envolvendo juros simples e juros compostos;

2 - Diferenciar taxa efetiva de juros simples e composto numa operação de desconto simples e composto com taxa nominal;

3 - Identificar problemas de Rendas uniformes e em progressão aritmética: postecipadas, antecipadas e diferidas;

4 - Diferenciar os vários Sistemas de Amortização de Dívidas; Calcular em cada um deles: saldo devedor, amortização, encargos financeiros e prestação num período qualquer do financiamento ou empréstimo.

UNIDADE I - Juros e Descontos Simples

1.1. Juros Simples

1.1.1. Conceito de: juros simples, capital e taxa de juros.

1.1.2. Cálculo de juros simples e do montante.

1.2. Descontos Simples

1.2.1. Conceito de desconto simples

1.2.2. Desconto simples comercial

1.2.3. Desconto simples racional

1.2.4. Desconto simples bancário

1.2.5. Cálculo da taxa efetiva de juros simples numa operação de desconto simples.

1.2.6. Tributação sobre operações de descontos

UNIDADE II - Juros e Descontos Compostos

2.1. Juros compostos

2.1.1. Conceito de juros compostos

2.1.2. Cálculo de montante

2.1.3. Taxas: Taxas equivalentes; taxa nominal e taxa efetiva

2.2. Descontos Compostos

2.2.1. Conceito de desconto composto: Racional.

2.2.2. Fórmulas do valor: Nominal e atual

2.2.3. Taxa efetiva de juros composto;

2.2.4. Taxa de inflação de juros nominal e real

2.2.5. Equivalência de Capitais.

UNIDADE III - Rendas ou Anuidades

3.1. Conceito de Rendas certas ou determinísticas

3.2. Classificação das rendas quanto a prazos, valor dos termos, formas de pagamentos ou recebimentos e periodicidade.

3.3. Modelo básico de rendas: periódicas, constantes, temporárias e postecipadas; Cálculo do valor atual, do montante, da taxa e do número de anuidades.

3.4. Modelos genéricos de rendas: antecipadas, diferidas, perpétuas e variáveis em progressão aritmética.

UNIDADE IV - Sistemas de Amortização de Dívidas

4.1. Sistema de Amortização Constante (SAC)

4.2. Sistema Francês de Amortização - Sistema PRICE

4.3. Sistema de Amortização Mista (SAM)

4.4. Sistema Americano

4.5. Correção monetária das planilhas de empréstimos

4.6. Custo efetivo de Empréstimos ou Financiamentos.

AVALIAÇÃO: Serão realizadas (04) quatro avaliações obrigatórias durante o semestre; considerar-se aprovado o aluno que obtiver média aritmética simples nas quatro avaliações igual ou superior a 6 (seis). As avaliações terão pesos iguais. A avaliação final será de acordo com a Resolução nº 17/CUn/97.

METODOLOGIA: O conteúdo programático será desenvolvido através de aulas expositivas e dialogadas, além da participação efetiva do aluno na construção e resolução de exercícios.

CRONOGRAMA: Unidade I: 15 horas/aula

Unidade II: 16 horas/aula

Unidade III: 16 horas/aula

Unidade IV: 15 horas/aula

Avaliações: 10 horas/aula

TOTAL: 72 horas/aula

1. ASSAF NETO, Alexandre. Matemática Financeira e suas Aplicações. 5. ed. São Paulo: Atlas. 2000.

2. GUERRA, Fernando. Matemática Financeira através da HP-12C. 3. ed. Florianópolis: UFSC. 2006.

3. SAMANEZ, Carlos Patrício. Matemática Financeira - Aplicação à Análise de Investimentos. 3. ed. São Paulo: Prentice Hall. 2002.

4. VIEIRA SOBRINHO, José Dutra. Matemática Financeira. 7. ed. São Paulo: Atlas. 2000.

5. VERAS, Lilia Ladeira. Matemática Financeira. 2. ed. São Paulo: Atlas. 1989.

6. MATHIAS, Washington Franco. GOMES, José Maria. Matemática Financeira. 2. ed. São Paulo: Atlas. 1993.

Florianópolis, 09 de julho de 2008

Prof. Fernando Guerra