UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

CENTRO DE CIÊNCIAS FÍSICAS E MATEMÁTICAS

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA


PLANO DE ENSINO


DISCIPLINA: ÁLGEBRA LINEAR

CÓDIGO: MTM 5247

PRÉ-REQUISITO: MTM 5512

No. DE HORAS-AULAS SEMANAIS: 04

No. TOTAL DE AULAS: 72

CURSO: ENGENHARIA ELÉTRICA

SEMESTRE: 2008-2

PROFESSOR: Márcio Rodolfo Fernandes


EMENTA:

Espaços vetoriais, subespaços, bases e dimensão. Mudança de bases. Transformações Lineares: núcleo e imagem. Noções básicas de ortogonalidade e produto interno, método de Gram-Schmidt, projeções ortogonais e método dos quadrados mínimos. Autovalores e autovetores, diagonalização, forma canônica de Jordan (n<4). Exemplos das dificuldades numéricas na resolução de sistemas lineares. Princípios básicos da programação linear.


I - OBJETIVOS: Propiciar ao aluno de Engenharia Elétrica uma formação de Álgebra Linear moderna, com enfoque matricial.


I I - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

1. Espaços Vetoriais

1.1 Introdução: Revisão dos conceitos matriciais e vetoriais. Dependência e independencia linear de

vetores em R2 e R3.

1.2.Espaços vetoriais, definição, exemplos: Rn, Mmxn, polinômios,etc.

1.3 Subespaços vetoriais, definição, exemplos.

1.4 Dependência e independência linear em espaços vetoriais.

1.5 Bases e dimensão de espaços e subespaços vetoriais. Coordenadas de um vetor em relação a

uma base.


2. Transformações Lineares

2.1 Definição. Exemplos.

2.2 Núcleo e imagem de uma transformação linear. Teorema da dimensão.

2.3 Matrizes associadas a uma transformação linear.

2.4 Mudança de bases. Matriz de representação considerando bases canônicas e não canônicas.


3. Espaço Vetorial com Produto Interno

3.1 Definição de Produto Interno, exemplos.

3.2 Norma de um Vetor. Desigualdade de Schwartz. Ângulo entre vetores.

3.3 Método de Gram-Schmidt. Matriz ortogonal.

3.4 Projeção Ortogonal e o problema dos quadrados mínimos, aplicações.


4. Autovalores e autovetores

4.1 Autovalores e autovetores, definição, exemplos.

4.2 Diagonalização. Teorema espectral.

4.3 Matrizes semelhantes, potência de matrizes.

4.4 Forma canônica de Jordan para matrizes 2X2, 3X3 e 4X4.

4.5 Valores singulares e número de condição de uma matriz.

4.6 Dificuldades numéricas na resolução de sistemas lineares, matrizes

mal condicionadas, exemplos.


5. Introdução à programação linear

5.1 Modelos em Programação Linear e desigualdades lineares. Método simplex.


III - METODOLOGIA:

Aulas expositivas e de exercícios.


IV – AVALIAÇÃO


A média M será obtida considerando-se três avaliações, P1, P2 e P3, e da seguinte forma: M = (P1 + P2 + P3)/3. Estará aprovado o aluno com freqüência suficiente que obtiver média M maior ou igual a 5,75, segundo o Art. 72 da Resolução nº 17/Cun/97. O aluno com freqüência suficiente que apresentar média M menor que 5,75 e maior ou igual a 3,0 terá direito a realizar uma prova final, sobre todo o conteúdo, conforme o que dispõe o §2 do Art. 70 da Resolução nº 17/Cun/97. Neste caso, a média final, Mf, será dada por Mf = (M + Pf)/2, onde Pf é a nota da prova final, segundo o §3 do Art. 71 da mesma resolução.


V – BIBLIOGRAFIA:


1.BOLDRINI, José Luiz e outros, Álgebra Linear 3a edição Editora Harbra, 1986.

2.KOLMAN, Bernard, Introdução à Álgebra Linear com aplicações, 6a Edição,

Editora Prentice Hall do Brasil Ltda., RJ, 1998.

3.LEON, Steven J., Álgebra Linear com aplicações, 4a edição. Livros Técnicos e

Científicos Editora S.A, 1995.

4.LIMA, Elon Lages, Álgebra Linear, IMPA/CNPq, Rio de Janeiro, 1998.

5.LIPSCHUTZ, Seymour, Álgebra Linear 3a edição, Ed. MacGraw-Hill, 1999.

6.STRANG, Gilbert, Introdução to Linear Àlgebra, Wellesley, Cambridge Press, 1993.

7.STRANG, Gilbert, Linear Álgebra and its applications, Harcourt Brade Jovanovich Publishers, 3a edição, 1988.

8.ANTON, Howard e RORRES, Chris - Álgebra Linear com aplicações, Bookman, Porto Alegre, 2001.

9.NOBLE, Ben and Daniel, James W. - Álgebra Linear Aplicada, 2. ed.; Rio de Janeiro: Prentice Hall, 1986.

10.LAY, David C. - Álgebra Linear e suas aplicações, LTC Editora, Rio de Janeiro, 1999.

11.POOLE, David, Àlgebra Linear, Pioneira Thompson Learning, SP, 2004.


 

Florianópolis, 07 de julho de 2008

Prof. Márcio Rodolfo Fernandes

Coordenador da disciplina