PLANO DE ENSINO
DISCIPLINA: MATEMÁTICA PARA ZOOTECNIA II
CÓDIGO: MTM 7304
PRÉ-REQUISITO:
Nº DE AULAS SEMANAIS: 03
Nº TOTAL DE AULAS: 54
SEMESTRE: 2008/2
CURSOS: Zootecnia.
PROFESSOR: Antonio Leitao.
EMENTA: Derivadas e suas aplicações; integral definida e indefinida.
OBJETIVOS:
1. Resolver problemas geométricos de cálculo de equações de retas tangentes e normais as curvas, utilizando a interpretação geométrica da derivada
2. Encontrar a derivada de funções diversas aplicando, sempre que possível, em situações práticas de sua área ou de áreas afins.
3. Calcular velocidade e aceleração usando derivada.
4. Aplicar derivadas no cálculo de limites.
5. Analisar o comportamento de funções determinando os valores máximos e mínimos e esboçar gráficos.
6. Resolver problemas práticos de maximização e minimização adequados as suas áreas.
7. Conceituar a integral definida.
8. Calcular integral definida e indefinida através dos métodos apresentados.
9. Calcular áreas através de integral definida.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Unidade 1 - Derivada
Definição. Interpretação geométrica. Derivadas laterais. Regras de derivação. Derivada de função composta (regra da cadeia). Derivada da função inversa. Derivada de funções elementares. Derivadas sucessivas. Derivação implícita.
Unidade 2 - Aplicações da derivada
2.1 - Taxa de variação
2.2 - Teorema de Rolle e Teorema do valor médio
2.3 - Análise do comportamento de funções: extremos de uma função, funções crescentes e decrescentes.
Critérios para determinar os extremos de uma função. Concavidade e ponto de inflexão. Esboço de gráficos.
2.4 - Problemas de otimização
2.5 - Diferencial
2.6 - Regra de L'Hospital.
Unidade3 - Integral
3.1 - Integral definida: definição e propriedades. Teorema Fundamental do Cálculo.
3.2 - Integral indefinida: definição e propriedades. Integrais imediatas. Integração por substituição. Integração por partes.
3.3 – Aplicação da integral definida : cálculo de áreas.
METODOLOGIA: O conteúdo programático será desenvolvido através de aulas expositivas e dialogadas onde o professor se utilizará de quadro e giz. O aluno também contará com monitor da disciplina.
OBSERVAÇÃO: Poderão ser desenvolvidas a critério do professor, aulas experimentais com
novas metodologias e/ou aulas em laboratório de informática.
AVALIAÇÃO: O aluno será avaliado através de três provas escritas obrigatórias. A média final será a média aritmética simples das três notas obtidas nas provas. Estará aprovado o aluno com freqüência suficiente, que obtiver média aritmética simples maior ou igual a seis segundo o artigo 72 da Resolução nº 17/CUn/97.
O conteúdo para cada prova escrita poderá ser assim distribuído:
1ª Prova - 1ª unidade e 2ª unidade.
2ª Prova - 3ª unidade.
PROVA FINAL:
O aluno com freqüência suficiente e média maior ou igual a três (3.0) e menor ou igual a cinco virgula cinco (5.5), terá direito a realizar uma prova final, com todo o conteúdo, conforme o que dispõe o § 2o do Art. 7o e § 3o do Art. 71 da Resolução nº 17/ Cun/97. Estará aprovado o aluno que obtiver média aritmética simples maior ou igual a seis (6,0) entre a nota da prova final e a média do semestre.
BIBLIOGRAFIA:
EDWARD, C. H. & PENNEY, D. E.. Cálculo com Geometria Analítica, v. 1. Rio de Janeiro: Editora
Prentice - Hall do Brasil Ltda. 1987.
2. GUIDORIZZI, H. L.. Um Curso de Cálculo, v. 1. São Paulo: LTC - Livro Técnico e Científico. 1985.
3. HOWARD, A.. Cálculo: Um Novo Horizonte, v. 1. Porto Alegre: Bookman. 1999.
4. IEZZI, G., e outros. Fundamentos de Matemática Elementar, v.1 e v. 8.São Paulo: Atual Editora. 1985.
5. KUELKAMP, N.. Cálculo I. Florianópolis: Editora da UFSC. 1999.
6. LEITHOLD, L.. O Cálculo com Geometria Analítica, v. 1. São Paulo: Harbra. 1977.
7. PISKUNOV, N. Cálculo Diferencial e Integral, v.1. Porto: Livraria Lopes da Silva - Editora. 1990.
8. SIMMONS, G. F.. Cálculo com Geometria Analítica, v. 1. São Paulo: Mc Graw - Hill. 1988.
9. STEWART, J.. Cálculo, v. 1. Pioneira Thompson Learning, 2002.
Florianópolis, 30 de julho de 2008
Prof. Antonio Leitao
Coordenador da disciplina