EMENTA:
Coordenadas cartesianas. Retas no plano. Curvas quadráticas no plano. Retas e planos no espaço. Superfícies quadráticas no espaço. Vetores no plano e no espaço. Álgebra vetorial na geometria analítica. Sistemas lineares em duas ou três variáveis. História da Matemática relacionada com o conteúdo.
OBJETIVOS:
Propiciar ao aluno condições de:
Identificar geometricamente equações lineares e quadráticas
em até 3 variáveis;
Usar vetores como um instrumento para resolver problemas geométricos
que envolvem relações entre pontos, retas e planos;
Resolver algebricamente e interpretar geometricamente o conjunto
solução de um sistema linear de até 3 variáveis.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. O Plano cartesiano
2. Curvas Quadráticas - Cônicas
3. Isometrias e a notação matricial
4. Vetores no plano e no espaço
5. Retas e planos no espaço
6. Espaço
CRONOGRAMA
Parte 1 6 aproximadamente 15 horas cada. Questões ligadas com prática pedagógica 18 horas.
AVALIAÇÃO
A média de notas de três provas escritas de peso igual é a base da nota final. Esta nota pode ser elevada no caso de reconhecida atividade do estudante em forma de questionamentos, contribuições orais, propostas de exercícios interessantes e um incentivo aos os colegas em formação de grupos de estudo. Estes fatores dependem da avaliação do professor.
Prova de recuperação. Estudantes com freqüência suficiente e média maior ou igual a três (3.0) e menor ou igual a cinco vírgula cinco (5.5), terão direito a realizar uma prova final, sobre todo o conteúdo, conforme o que dispõe §2 do Art.7 e §3 do Art.71 da Resolução n° 17/Cun/97. Estará aprovado estudante que obtiver média aritmética simples maior ou igual a 6.0 (seis) entre a nota da prova de recuperação e a média do semestre.
BIBLIOGRAFIA
1) Boyer, C. B.; "História da Matemática",
Edgar Blusher Ltda, São Paulo, 1974.
2) Lima, E. L.; "Geometria Analítica e Álgebra
Linear", IMPA, Rio de Janeiro, 2001.
3) Murdoch, D. C.; "Geometria Analítica", LTC, 2ª
ed., Rio de Janeiro, 1971.