UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
CENTRO DE CIÊNCIAS FÍSICAS E MATEMÁTICAS
DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA
SEMESTRE 2011/2 |
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I. IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA: |
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Código |
Nome da Disciplina |
Horas/aula Semanais Teóricas Práticas |
Horas/aula Semestrais |
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MTM 7114 |
GEOMETRIA ANALÍTICA |
06 |
- |
108 |
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II. PROFESSOR (ES) MINISTRANTE (S) |
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Genaldo Leite Nunes |
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III. PRÉ-REQUISITO (S) |
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Código |
Nome da Disciplina |
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MTM 7112 |
Geometria Quantitativa II |
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IV. CURSO (S) PARA O QUAL (IS) A DISCIPLINA É OFERECIDA |
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Matemática, habilitação Licneciatura |
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Coordenadas cartesianas. Retas no plano. Curvas quadráticas no plano. Retas e planos no espaço. Superfícies quadráticas no espaço. Vetores no plano e no espaço. Álgebra vetorial na geometria analítica. Sistemas lineares em duas ou três variáveis. História da Matemática relacionada com o conteúdo. |
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Propiciar ao aluno condições de: |
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1. O Plano Cartesiano 1.1 Coordenadas cartesianas 1.2 Distância entre dois pontos do plano. 1.3 Retas no Plano
1.4 Equação de uma circunferência. 1.5 Curvas Quadráticas - Cônicas 1.Definição e dedução da equação das cônicas de elipse, parábola e hipérbole 2.Esboço de cônicas como lugar geométrico 3.Rotação e translação de eixos 2. Vetores no Plano e no Espaço 2.1 Vetores na Física 2.2 Segmentos orientados 2.3 Definição de vetor 2.4 Operações com vetores 2.5 Dependência linear 2.6 Bases e coordenadas de um vetor em relação a uma base 2.7 Norma de vetor 2.8 Produto interno 2.9 Ângulo entre vetores 2.12 Produto vetorial 2.13 Produto misto 3. Retas e planos no espaço 1.Equações da reta 2.Ângulo entre retas 3.Equações do plano 4.Ângulo entre dois planos 5.Distância de ponto a reta 6.Distância de ponto a plano 7.Distância entre duas retas reversas 8.Distância entre dois planos 9.Distância entre reta e plano 4. Sistemas Lineares de 2, 3 variáveis 1.Interpretação geométrica 2.Regra de Cramer 5. Superfícies quadráticas Esfera, elipsóide, hiperbolóide (de uma ou duas folhas), parabolóides (elíptico ou hiperbólico), cilindros e cones. |
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VIII. METODOLOGIA DE ENSINO / DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA |
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O conteúdo programático será desenvolvido através de aulas expositivas, onde o professor utilizará quadro de giz. |
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IX. METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO |
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O aluno será avaliado através de quatro provas escritas obrigatórias. A média do semestre será calculada através de média aritmética simples entre as notas das quatro provas escritas obrigatórias. Estará aprovado o aluno com freqüência suficiente, que obtiver média do semestre maior ou igual a seis, segundo o artigo 72 da Resolução n° 17/Cun/97. |
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X. AVALIAÇÃO FINAL |
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O aluno com freqüência suficiente e média maior ou igual a três (3,0) e menor ou igual a cinco vírgula cinco (5,5), terá direito a realizar uma prova final, com todo o conteúdo, conforme o que dispõe o § 2° do Art. 7° e o § 3° do Art. 71 da Resolução n°17/Cun/97. Estará aprovado o aluno que obtiver média aritmética simples maior ou igual a 6,0 (seis) entre a nota da prova final e a média do semestre. |
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XI. CRONOGRAMA TEÓRICO |
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Data |
Atividade |
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XII. CRONOGRAMA PRÁTICO |
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Data |
Atividade |
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XIII. BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1. Murdoch, David C.; “Geometria Analítica”, LTC 1971
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XIV. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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Florianópolis, 28 de julho de 2011.
Prof. Genaldo Leite Nunes
Coordenadora da disciplina