Descrição: C:\Meus Documentos\Site da Pós\Página\logopos.JPGPós-Graduação em Matemática Pura e Aplicada


HISTÓRICO

Descrição: voltar2.jpg (1475 bytes)

       O Programa de PósGraduação em Matemática e Computação Científica da Universidade Federal de Santa Catarina iniciou suas atividades em 1975, tendo como objetivos principais a formação e o aprimoramento de alto nível de profissionais para o exercício de atividades de pesquisa, de extensão e do magistério superior em áreas da Matemática e Matemática Aplicada e a promoção e desenvolvimento destas áreas no Estado de Santa Catarina, na Região Sul, no País e no Mundo.

 

Após um período de funcionamento precário, o programa foi reestruturado em 1995, quando recebeu o conceito 3 da CAPES. O conceito foi elevado para 4 em 2001 e, a despeito dos inúmeros indicadores compatíveis com notas superiores, mantem-se neste patamar desde então.

 

Em 2010 o curso de Mestrado foi reformado, de maneira a pavimentar o caminho para a abertura do curso de Doutorado, o que aconteceu em 2013.

O objetivo do curso de Doutorado é formar pesquisadores em Matemática Pura ou Aplicada e é dirigido a alunos que tenham o grau de Mestre em Matemática ou áreas afins, assim como graduados nestas áreas que tenham um excepcional talento para a Matemática.

 

Além do curso de doutorado o programa também oferece um curso de mestrado estável, maduro e flexível, que é dirigido tanto a alunos provenientes da licenciatura como do bacharelado.

 

Em 2012 o nome do programa mudou de Pós-Graduação em Matemática e Computação Científica para Pós-Graduação em Matemática Pura e Aplicada, de maneira a melhor refletir os interesses do corpo docente. Finalmente, vale ressaltar que o programa é o único programa de Pós-Graduação em Matemática do estado de Santa Catarina.