UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
CENTRO DE CIÊNCIAS FÍSICAS E MATEMÁTICAS
DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA
PROGRAMA DE MTM 5003 - COMPREENSÃO DE TEXTO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
PRÉ-REQUISITO(S): -
Nš DE HORAS-AULA SEMANAIS: 04
Nš TOTAL DE HORAS AULA: 72
SEMESTRE: 95.1
CURSO(S): Licenciatura em Matemática
EMENTA: Análise do processo de compreensão de um texto: os dois aspectos fundamentais na compreensão de um texto (segmentação e recontextualização). Compreensão de texto e situação de leitura. Representação não discursiva dos textos: tipos de representações não discursivas utilizadas (representações centradas sobre o conteúdo cognitivo e representações centradas sobre a organização redacional). Formas de representações na resolução de diferentes tipos de problemas. Um problema: como resolvê-lo?
OBJETIVOS GERAIS:
I - Propiciar ao aluno condições de:
1 - Desenvolver sua capacidade de dedução;
2 - Desenvolver sua capacidade de raciocínio lógico e organizado;
3 - Desenvolver sua capacidade de formulação e interpretação de situações matemáticas;
4 - Desenvolver seu espírito crítico e criativo;
5 - Perceber e compreender o interrelacionamento das diversas áreas da Matemática apresentadas ao
longo do Curso.
6 - Organizar, comparar e aplicar os conhecimentos adquiridos.
II - Incentivar o aluno ao uso da Biblioteca.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Levar o aluno a pensar produtivamente, apresentando problemas que o desafiem, que o motivem a querer resolvê-los. Apresentar problemas que desenvolvam um raciocínio lógico.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
IŠ UNIDADE: Compreensão de texto e Resolução de problemas.
1 - Texto e organização redacional
- Os três fatores de variação redacional que determinam a organização redacional de um texto.
2 - Análise do processo de compreensão de texto:
- As duas operações fundamentais no processo de compreensão de um texto: a segmentação e a recontextualização dos elementos segmentados.
3 - Compreensão de texto e situação de leitura:
- Os dois parâmetros que constituem uma situação de leitura:
- a variação redacional inerente a produção de não importa qual texto.
- a relação entre a base de conhecimento do leitor e o conteúdo cognitivo do texto que está sendo lido.
4 - Representação não discursiva dos textos e "aprendizagem" das operações de segmentação e de recontextualização.
- Necessidade de uma troca de registro
- Quais representanções não discursivas para os textos:
- Representações centradas sobre o conteúdo cognitivo.
- Representações centradas sobre a organização redacional.
IIŠ UNIDADE: A Convicção na Relação Didática
1. Alguns conceitos em Didática da Matemática
1.1. Noções sobre a Teoria de Situações
- Situação de Ação
- Situação de Formulação
- Situação de Validação
- Situação de Prova
1.2. Institucionalização - A Verdade Matemática na Sala de Aula
1.3. Contrato Didático
1.4. Transposição Didática
* O trabalho do Matemático
* O trabalho do Professor
* O trabalho do Aluno
1.5. Variáveis Didáticas
1.6. Obstáculos - Erros
IIIŠ UNIDADE: Resolução de problemas:
1 - O estudo da resolução de problemas:
- o que são problemas
- objetivos da resolução de problemas
- tipos de problemas e processos envolvidos em sua resolução
2 - Construtivismo e resolução de problemas
- questões de desenvolvimento cognitivo
3 - Abordagens sócios culturais e resolução de problemas
- questões de aprendizagem
- contextos e situações de resolução de problemas
- resolução de problemas na "vida diária"
4 - Variáveis na análise de resolução de problema
- Representações
- conteúdos
- objetivos
5 - Como resolver e elaborar problemas
- como encaminhar a solução de um problema em classe
BIBLIOGRAFIA:
1. DANTE, Luiz Roberto. Didática da resolução de problemas de Matemática. Editora Atica
2. IEZZI, Gelson e MURAKAMI, Carlos. Fundamentos de Matemática Elementar, Volume 1. Atual Editora
3. FLEMMING, Diva Marília e GONÇALVES, Mirian Buss. Cálculo A. Editora UFSC.
. Textos traduzidos pelos professores da disciplina
4. Questões de linguagem. Martins, Maria Helena (organizadora). Coleção Repensando o Ensino. Editora contexto.
5. KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. Texto e coerência. Editora Cortez
6. KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. A coesão Textual. Coleção Repensando a Língua Portuguesa. Editora Contexto.
7. CARNEIRO, Vera Clotilde. Funções Elementares. Editora da Universidade. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.