UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS FÍSICAS E MATEMÁTICAS DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA _PP_RR_OO_GG_RR_AA_MM_AA_ _DD_EE_ _MM_TT_MM_ _55_00_00_33_ _--_ _CC_OO_MM_PP_RR_EE_EE_NN_SS_ÃÃ_OO_ _DD_EE_ _TT_EE_XX_TT_OO_ _EE_ _RR_EE_SS_OO_LL_UU_ÇÇ_ÃÃ_OO_ _DD_EE_ _PP_RR_OO_BB_LL_EE_MM_AA_SS PRÉ-REQUISITO(S): - Nº DE HORAS-AULA SEMANAIS: 04 Nº TOTAL DE HORAS AULA: 72 SEMESTRE: 95.1 CURSO(S): Licenciatura em Matemática EMENTA: Análise do processo de compreensão de um texto: os dois aspectos fundamentais na compreensão de um texto (segmentação e recontextualização). Compreensão de texto e situação de leitura. Representação não discursiva dos textos: tipos de representações não discursivas utilizadas (representações centradas sobre o conteúdo cognitivo e representações centradas sobre a organização redacional). Formas de representações na resolução de diferentes tipos de problemas. Um problema: como resolvê-lo? OBJETIVOS GERAIS: I - Propiciar ao aluno condições de: 1 - Desenvolver sua capacidade de dedução; 2 - Desenvolver sua capacidade de raciocínio lógico e organizado; 3 - Desenvolver sua capacidade de formulação e interpretação de situações matemáticas; 4 - Desenvolver seu espírito crítico e criativo; 5 - Perceber e compreender o interrelacionamento das diversas áreas da Matemática apresentadas ao longo do Curso. 6 - Organizar, comparar e aplicar os conhecimentos adquiridos. II - Incentivar o aluno ao uso da Biblioteca. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Levar o aluno a pensar produtivamente, apresentando problemas que o desafiem, que o motivem a querer resolvê-los. Apresentar problemas que desenvolvam um raciocínio lógico. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Iª UNIDADE: Compreensão de texto e Resolução de problemas. 1 - Texto e organização redacional - Os três fatores de variação redacional que determinam a organização redacional de um texto. 2 - Análise do processo de compreensão de texto: - As duas operações fundamentais no processo de compreensão de um texto: a segmentação e a recontextualização dos elementos segmentados. 3 - Compreensão de texto e situação de leitura: - Os dois parâmetros que constituem uma situação de leitura: - a variação redacional inerente a produção de não importa qual texto. - a relação entre a base de conhecimento do leitor e o conteúdo cognitivo do texto que está sendo lido. 4 - Representação não discursiva dos textos e "aprendizagem" das operações de segmentação e de recontextualização. - Necessidade de uma troca de registro - Quais representanções não discursivas para os textos: - Representações centradas sobre o conteúdo cognitivo. - Representações centradas sobre a organização redacional. IIª UNIDADE: A Convicção na Relação Didática 1. Alguns conceitos em Didática da Matemática 1.1. Noções sobre a Teoria de Situações - Situação de Ação - Situação de Formulação - Situação de Validação - Situação de Prova 1.2. Institucionalização - A Verdade Matemática na Sala de Aula 1.3. Contrato Didático 1.4. Transposição Didática * O trabalho do Matemático * O trabalho do Professor * O trabalho do Aluno 1.5. Variáveis Didáticas 1.6. Obstáculos - Erros IIIª UNIDADE: Resolução de problemas: 1 - O estudo da resolução de problemas: - o que são problemas - objetivos da resolução de problemas - tipos de problemas e processos envolvidos em sua resolução 2 - Construtivismo e resolução de problemas - questões de desenvolvimento cognitivo 3 - Abordagens sócios culturais e resolução de problemas - questões de aprendizagem - contextos e situações de resolução de problemas - resolução de problemas na "vida diária" 4 - Variáveis na análise de resolução de problema - Representações - conteúdos - objetivos 5 - Como resolver e elaborar problemas - como encaminhar a solução de um problema em classe BIBLIOGRAFIA: 1. DANTE, Luiz Roberto. Didática da resolução de problemas de Matemática. Editora Atica 2. IEZZI, Gelson e MURAKAMI, Carlos. Fundamentos de Matemática Elementar, Volume 1. Atual Editora 3. FLEMMING, Diva Marília e GONÇALVES, Mirian Buss. Cálculo A. Editora UFSC. . Textos traduzidos pelos professores da disciplina 4. Questões de linguagem. Martins, Maria Helena (organizadora). Coleção Repensando o Ensino. Editora contexto. 5. KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. Texto e coerência. Editora Cortez 6. KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. A coesão Textual. Coleção Repensando a Língua Portuguesa. Editora Contexto. 7. CARNEIRO, Vera Clotilde. Funções Elementares. Editora da Universidade. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.