UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

CENTRO DE CIÊNCIAS FÍSICAS E MATEMÁTICAS

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA


PROGRAMA DE MTM 5003 - COMPREENSÃO DE TEXTO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS


PRÉ-REQUISITO(S): -

Nº DE HORAS-AULA SEMANAIS: 04

Nº TOTAL DE HORAS AULA: 72

SEMESTRE: 95.1

CURSO(S): Licenciatura em Matemática


EMENTA: Análise do processo de compreensão de um texto: os dois aspectos fundamentais na compreensão de um texto (segmentação e recontextualização). Compreensão de texto e situação de leitura. Representação não discursiva dos textos: tipos de representações não discursivas utilizadas (representações centradas sobre o conteúdo cognitivo e representações centradas sobre a organização redacional). Formas de representações na resolução de diferentes tipos de problemas. Um problema: como resolvê-lo?


OBJETIVOS GERAIS:

I - Propiciar ao aluno condições de:


1 - Desenvolver sua capacidade de dedução;

2 - Desenvolver sua capacidade de raciocínio lógico e organizado;

3 - Desenvolver sua capacidade de formulação e interpretação de situações matemáticas;

4 - Desenvolver seu espírito crítico e criativo;

5 - Perceber e compreender o interrelacionamento das diversas áreas da Matemática apresentadas ao

longo do Curso.

6 - Organizar, comparar e aplicar os conhecimentos adquiridos.


II - Incentivar o aluno ao uso da Biblioteca.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Levar o aluno a pensar produtivamente, apresentando problemas que o desafiem, que o motivem a querer resolvê-los. Apresentar problemas que desenvolvam um raciocínio lógico.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Iª UNIDADE: Compreensão de texto e Resolução de problemas.


1 - Texto e organização redacional

- Os três fatores de variação redacional que determinam a organização redacional de um texto.

2 - Análise do processo de compreensão de texto:

- As duas operações fundamentais no processo de compreensão de um texto: a segmentação e a recontextualização dos elementos segmentados.

3 - Compreensão de texto e situação de leitura:

- Os dois parâmetros que constituem uma situação de leitura:

- a variação redacional inerente a produção de não importa qual texto.

- a relação entre a base de conhecimento do leitor e o conteúdo cognitivo do texto que está sendo lido.


4 - Representação não discursiva dos textos e "aprendizagem" das operações de segmentação e de recontextualização.

- Necessidade de uma troca de registro

- Quais representanções não discursivas para os textos:

- Representações centradas sobre o conteúdo cognitivo.

- Representações centradas sobre a organização redacional.


IIª UNIDADE: A Convicção na Relação Didática

1. Alguns conceitos em Didática da Matemática


1.1. Noções sobre a Teoria de Situações

- Situação de Ação

- Situação de Formulação

- Situação de Validação

- Situação de Prova


1.2. Institucionalização - A Verdade Matemática na Sala de Aula


1.3. Contrato Didático

1.4. Transposição Didática

* O trabalho do Matemático

* O trabalho do Professor

* O trabalho do Aluno


1.5. Variáveis Didáticas

1.6. Obstáculos - Erros


IIIª UNIDADE: Resolução de problemas:

1 - O estudo da resolução de problemas:

- o que são problemas

- objetivos da resolução de problemas

- tipos de problemas e processos envolvidos em sua resolução


2 - Construtivismo e resolução de problemas

- questões de desenvolvimento cognitivo


3 - Abordagens sócios culturais e resolução de problemas

- questões de aprendizagem

- contextos e situações de resolução de problemas

- resolução de problemas na "vida diária"


4 - Variáveis na análise de resolução de problema

- Representações

- conteúdos

- objetivos


5 - Como resolver e elaborar problemas

- como encaminhar a solução de um problema em classe


BIBLIOGRAFIA:

1. DANTE, Luiz Roberto. Didática da resolução de problemas de Matemática. Editora Atica

2. IEZZI, Gelson e MURAKAMI, Carlos. Fundamentos de Matemática Elementar, Volume 1. Atual Editora

3. FLEMMING, Diva Marília e GONÇALVES, Mirian Buss. Cálculo A. Editora UFSC.

. Textos traduzidos pelos professores da disciplina

4. Questões de linguagem. Martins, Maria Helena (organizadora). Coleção Repensando o Ensino. Editora contexto.

5. KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. Texto e coerência. Editora Cortez

6. KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. A coesão Textual. Coleção Repensando a Língua Portuguesa. Editora Contexto.

7. CARNEIRO, Vera Clotilde. Funções Elementares. Editora da Universidade. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.