UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
CENTRO DE CIÊNCIAS FISICAS E MATEMÁTICAS
DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA
PROGRAMA DA DISCIPLINA - 5110 - INTRODUÇÃO AO CÁLCULO
PRÉ-REQUISITO: MTM 5210
Nº DE HORAS-AULAS SEMANAIS: 05
Nº TOTAL DE HORAS-AULA: 90
SEMESTRE: 95.1
CURSO: Licenciatura em Matemática
EMENTA: Números reais; Relações; Conjuntos quocientes; Funções; Funções Elementares; Exploração gráfica dos diversos conceitos relacionados com Relações e Funções; Utilização de softwares computacionais. História da Matemática relacionada com o conteúdo.
OBJETIVOS GERAIS:
I - Propiciar ao aluno condições de:
1 - Desenvolver sua capacidade de dedução;
2 - Desenvolver sua capacidade de raciocínio lógico e organizado;
3 - Desenvolver sua capacidade de formulação e interpretação de situações matemáticas;
4 - Desenvolver seu espírito crítico e criativo;
5 - Perceber e compreender o interrelacionamento das diversas áreas da Matemática
apresentadas ao longo do Curso.
6 - Organizar, comparar e aplicar os conhecimentos adquiridos.
II - Incentivar o aluno ao uso da Biblioteca
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Propiciar ao aluno condições de:
- Entender e utilizar os conceitos de relação e função;
- Dominar as propriedades básicas dos números reais;
- Conhecer as funções elementares e analisá-las graficamente;
- Reconhecer a relação entre alguns conceitos matemáticos e o momento histórico em que eles surgiram.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. RELAÇÕES
1.1 - Apresentação de situações reais envolvendo relações;
1.2 - Pares ordenados e produto cartesiano;
1.3 - Definição e notações básicas;
1.4 - Gráficos de relações;
1.5 - Tipos de relações: reflexiva, simétrica, transitiva, anti-simétrica;
1.6 - Relações de equivalência, classes de equivalência e conjunto quociente;
1.7 - Relações de ordem.
2. FUNÇÕES
2.1 - Motivação Histórica
2.2 - Apresentação de situações reais envolvendo funções
2.3 - Definição e notações básicas
2.4 - Domínio e Imagem; gráficos
2.5 - Composição de funções
2.6 - Função injetora, função sobrejetora, função bijetora
2.7 - Inversa de uma função.
3. NÚMEROS REAIS
3.1 - Motivação Histórica
3.2 - A reta real
3.3 - Relação de ordem
3.4 - Intervalos
3.5 - Valor absoluto de um número real
3.6 - Equações e Inequações envolvendo expressões racionais
4. SUPREMO E ÍNFIMO
4.1 - Conjunto limitado.
4.2 - Definição de Supremo e Ínfimo
4.3 - Axioma do supremo
4.4 - O conjunto dos números naturais não é limitado
4.5 - Existência da raiz quadrada.
5. FUNÇÕES ELEMENTARES
4.1 - Funções de 1º e 2º graus.
4.2 - Função Polinomial.
4.3 - Função com potência fracionária
4.4 - Função Módulo.
4.5 - As funções exponencial e logarítmica.
4.6 - Funções trigonométricas e trigonométricas inversas.
4.7 - Análise gráfica das funções dos itens 4.1 ao 4.6 introduzindo e/ou explorando os seguintes conceitos: raízes, crescimento, decrescimento, função bijetora, função par e função impar, função inversa, equações e inequações, máximos e mínimos, concavidade, deslocamento de gráficos no plano.
6. APOIO COMPUTACIONAL.
01. G. Ávila, Introdução à Análise Matemática, Editora Edgard Blucher Ltda, 1993.
02. J. K. BAUMGART, Tópicos de História da Matemática para uso em sala de aula - Álgebra, atual Editora Ltda, 1992.
03. C. B. BOYER, Tópicos de História da Matemática para uso em sala de aula - Cálculo, Atual Editora Ltda, 1993.
04. V. C. CARNEIRO, Funções Elementares, Editora da UFRG, 1993.
05. D. M. FLEMMING, e M. B. GONÇALVES, Cálculo A, Makron Books, 1992.
06. H. L. GUIDORIZZI, Um Curso de Cálculo, Livros Técnicos e Científicos, 1987.
07. L. H. JACY MONTEIRO, Iniciação às Estruturas Algébricas, G. E. E. M., São Paulo,
08. G. F. SIMMONS, Cálculo com Geometria Analítica, McGraw-Hill Ltda, 1985.
09. Sugestões para o item 6 - Apoio Computacional:
- DUARTE, Maria da Graça Oliveira, EGER, Rita de Cássia Schipmann, Cálculo e Álgebra Linear com DERIVE - Departamento de Matemática, UFSC, 1994.
- WHITLEY, William Glenn, Calculus I - Pacote Computacional de Apoio ao ensino - Departamento de Matemática, UFSC, 1992.
Sugestões: Grupo de Cálculo - Profª Mirian B. Gonçalves, Prof. Jardel Moraes Pereira, Profª Carmem S. C. Gimenez, Prof. Waldir Quandt