UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

CENTRO DE CIÊNCIAS FÍSICAS E MATEMÁTICAS

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA


PROGRAMA DA DISCIPLINA MTM5704 - TÓPICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA


DISCIPLINA: TÓPICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

CÓDIGO: MTM 5704

Nº DE HORAS/AULA SEMANAIS: 04

Nº TOTAL DE AULAS: 72

SEMESTRE: 2005.2


EMENTA: Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Etnomatemática. Interdisciplinaridade. Transposição didática. Obstáculos epistemológicos e didáticos. Contrato didático.


OBJETIVO: Estudar, discutir e analisar criticamente alguns dos temas fundamentais em Educação Matemática.


OBJETIVOS GERAIS: Proporcionar ao aluno condições de:

1) Desenvolver sua capacidade de dedução.

2) Desenvolver sua capacidade de raciocínio lógico e organizado.

3) Desenvolver sua capacidade de formulação e interpretação de situações matemáticas.

4) Desenvolver seu espírito criativo.

5) Perceber e compreender o interrelacionamento das diversas áreas da Matemática apresentadas ao longo do Curso.

6) Organizar, comparar e aplicar os conhecimentos adquiridos.

7) Incentivar o aluno ao uso da Biblioteca.


PROGRAMA:


Unidade 1. Parâmetros Curriculares Nacionais.

Princípios que regem o ensino fundamental e médio. Objetivos do ensino nestes níveis. Aspectos metodológicos contemplados pelos PCN. Como tratam as questões de interdisciplinaridade?


Unidade 2. Projetos. Modelagem. Etnomatemática. Interdisciplinaridade

Projetos, Modelagem e Etnomatemática, metodologia de ensino ou referencial teórico para pesquisa? Metodologia que privilegia um trabalho interdisciplinar?


Unidade 3. Transposição Didática

O que é? Quem faz? Como saber o que é transposição didática e a transposição didática ocorrida sobre um determinado objeto da matemática pode ajudar o professor a preparar seu curso?


Unidade 4. Obstáculos epistemológicos e didáticos

O que são? Como usar este conhecimento para melhor o processo ensino aprendizagem?


Unidade 5. Contrato didático

Em que consiste? O contrato como componente do gerenciamento da classe; contrato didático como elemento teórico de referência para pesquisa.


BIBLIOGRAFIA:


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