UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
CENTRO DE CIÊNCIAS FÍSICAS E MATEMÁTICAS
DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA
PROGRAMA DA DISCIPLINA MTM5704 - TÓPICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
DISCIPLINA: TÓPICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
CÓDIGO: MTM 5704
Nº DE HORAS/AULA SEMANAIS: 04
Nº TOTAL DE AULAS: 72
SEMESTRE: 2005.2
EMENTA: Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Etnomatemática. Interdisciplinaridade. Transposição didática. Obstáculos epistemológicos e didáticos. Contrato didático.
OBJETIVO: Estudar, discutir e analisar criticamente alguns dos temas fundamentais em Educação Matemática.
OBJETIVOS GERAIS: Proporcionar ao aluno condições de:
1) Desenvolver sua capacidade de dedução.
2) Desenvolver sua capacidade de raciocínio lógico e organizado.
3) Desenvolver sua capacidade de formulação e interpretação de situações matemáticas.
4) Desenvolver seu espírito criativo.
5) Perceber e compreender o interrelacionamento das diversas áreas da Matemática apresentadas ao longo do Curso.
6) Organizar, comparar e aplicar os conhecimentos adquiridos.
7) Incentivar o aluno ao uso da Biblioteca.
PROGRAMA:
Unidade 1. Parâmetros Curriculares Nacionais.
Princípios que regem o ensino fundamental e médio. Objetivos do ensino nestes níveis. Aspectos metodológicos contemplados pelos PCN. Como tratam as questões de interdisciplinaridade?
Unidade 2. Projetos. Modelagem. Etnomatemática. Interdisciplinaridade
Projetos, Modelagem e Etnomatemática, metodologia de ensino ou referencial teórico para pesquisa? Metodologia que privilegia um trabalho interdisciplinar?
Unidade 3. Transposição Didática
O que é? Quem faz? Como saber o que é transposição didática e a transposição didática ocorrida sobre um determinado objeto da matemática pode ajudar o professor a preparar seu curso?
Unidade 4. Obstáculos epistemológicos e didáticos
O que são? Como usar este conhecimento para melhor o processo ensino aprendizagem?
Unidade 5. Contrato didático
Em que consiste? O contrato como componente do gerenciamento da classe; contrato didático como elemento teórico de referência para pesquisa.
BIBLIOGRAFIA:
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