UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

CENTRO DE CIÊNCIAS FÍSICAS E MATEMÁTICAS

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA

 

PROGRAMA DE MTM 5721 - LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA II

 

CURSO: Licenciatura em Matemática

SEMESTRE: 95.1

PRÉ-REQUISITO: -

Nš DE HORAS-AULA SEMANAIS: 04

TOTAL DE HORAS AULA: 72

EMENTA: Problemas clássicos (navegação, raio da terra, etc.); Aparelhos para contas.

OBJETIVOS GERAIS:

I - Propiciar ao aluno condições de:

1 - Desenvolver sua capacidade de dedução;

2 - Desenvolver sua capacidade de raciocínio lógico e organizado;

3 - Desenvolver sua capacidade de formulação e interpretação de situações matemáticas;

4 - Desenvolver seu espírito crítico e criativo;

5 - Perceber e compreender o interrelacionamento das diversas área da Matemática apresentadas ao longo do Curso.

6 - Organizar, comparar e aplicar os conhecimentos adquiridos.

II - Incentivar o aluno ao uso da Biblioteca.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Mostrar o desenvolvimento histórico de certas áreas da matemática.

Chamar atenção ao papel da Matemática (passado e presente) no desenvolvimento social e tecnológico.

Apresentar problemas práticos não triviais que podem ser solucionados com o uso de matemática elementar.

Apontar alguns problemas que incentivaram o desenvolvimento da matemática moderna (cálculo em diante).

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Estudo de Problemas Clássicos da Matemática que podem ser resolvidos com matemática elementar.

Discussão do contexto social, histórico e tecnológico que necessitou soluções para estes problemas.

Estudo de alguns problemas práticos cujos soluções exigiram a criação de matemática mais sofisticada.

Estudo dos aparelhos para fazer contas e o embasamento matemático para seu funcionamento.

BIBLIOGRAFIA:

ADAMS, O. S.: A Study of Map Projections in General. U. S. Department of Commerce, Coast Guard and Geodetic Survey Special Publication Nš 60, Washington, 1919.

BAGROW, L.: History of Cartography. revised and enlarged by R. A. Skelton, Harvard University Press, Cambridge, Mass., 1964.

BROWN, H., BONNER, J., WEIR, J.: The Next Hundred Years, Viking, New York, 1957.

DORRIE H.: 100 Great Problems of Elementary Mathematics - Their History and Solution. Dover Publications, NY., 1965.

YAGLOM, A. M., YAGLOM, I. M.: Challenging Mathematical Problems with Elementary Solutions. Dover Publications, NY., 1987.

Coleção Professor de Matemática - Sociedade Brasileira de Matemática (SBM)

LIMA, E. L.: Meu professor de Matemática e outras histórias

CARMO, M. P. & MORGADO, A. C. & WAGNER, E. & CARVALHO, J. B. P.: Trigonometria, Números Complexos.

MORGADO, A. C. & WAGNER, E. & ZANI, S. C.: Progressões e Matemática Financeira

WAGNER, E. (Colaboração de José P. Q. Caneiro): Construções Geométricas.