UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
CENTRO DE CIÊNCIAS FÍSICAS E MATEMÁTICAS
DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA
CURSO: Licenciatura em Matemática
SEMESTRE: 95.1
PRÉ-REQUISITO: -
Nº DE HORAS-AULA SEMANAIS: 04
TOTAL DE HORAS AULA: 72
EMENTA: Problemas clássicos (navegação, raio da terra, etc.); Aparelhos para contas.
OBJETIVOS GERAIS:
I - Propiciar ao aluno condições de:
1 - Desenvolver sua capacidade de dedução;
2 - Desenvolver sua capacidade de raciocínio lógico e organizado;
3 - Desenvolver sua capacidade de formulação e interpretação de situações matemáticas;
4 - Desenvolver seu espírito crítico e criativo;
5 - Perceber e compreender o interrelacionamento das diversas área da Matemática apresentadas ao longo do Curso.
6 - Organizar, comparar e aplicar os conhecimentos adquiridos.
II - Incentivar o aluno ao uso da Biblioteca.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Mostrar o desenvolvimento histórico de certas áreas da matemática.
Chamar atenção ao papel da Matemática (passado e presente) no desenvolvimento social e tecnológico.
Apresentar problemas práticos não triviais que podem ser solucionados com o uso de matemática elementar.
Apontar alguns problemas que incentivaram o desenvolvimento da matemática moderna (cálculo em diante).
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Estudo de Problemas Clássicos da Matemática que podem ser resolvidos com matemática elementar.
Discussão do contexto social, histórico e tecnológico que necessitou soluções para estes problemas.
Estudo de alguns problemas práticos cujos soluções exigiram a criação de matemática mais sofisticada.
Estudo dos aparelhos para fazer contas e o embasamento matemático para seu funcionamento.
BIBLIOGRAFIA:
ADAMS, O. S.: A Study of Map Projections in General. U. S. Department of Commerce, Coast Guard and Geodetic Survey Special Publication Nº 60, Washington, 1919.
BAGROW, L.: History of Cartography. revised and enlarged by R. A. Skelton, Harvard University Press, Cambridge, Mass., 1964.
BROWN, H., BONNER, J., WEIR, J.: The Next Hundred Years, Viking, New York, 1957.
DORRIE H.: 100 Great Problems of Elementary Mathematics - Their History and Solution. Dover Publications, NY., 1965.
YAGLOM, A. M., YAGLOM, I. M.: Challenging Mathematical Problems with Elementary Solutions. Dover Publications, NY., 1987.
Coleção Professor de Matemática - Sociedade Brasileira de Matemática (SBM)
LIMA, E. L.: Meu professor de Matemática e outras histórias
CARMO, M. P. & MORGADO, A. C. & WAGNER, E. & CARVALHO, J. B. P.: Trigonometria, Números Complexos.
MORGADO, A. C. & WAGNER, E. & ZANI, S. C.: Progressões e Matemática Financeira
WAGNER, E. (Colaboração de José P. Q. Caneiro): Construções Geométricas.