UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
CENTRO DE CI?NCIAS FISICAS E MATEM?TICAS
DEPARTAMENTO DE MATEMATICA
PROGRAMA DA DISCIPLINA ALGEBRA I
Disciplina: Algebra I
Código: MTM 7103
Pré-requisitos: MTM 7101
No. de horas-aula semanais: 05
No. de horas-aula PCC semanais: 01
No. total de horas-aula: 90
Curso: Matemática - Habilitação Licenciatura
EMENTA: Anéis. Corpos. O corpo dos números complexos. Anéis de polinómios. História da Matemática relacionada com o conteúdo. Prática como componente curricular.
Objetivo(s) da disciplina:
1) Propiciar ao aluno uma visão estrutural de aritmética
2) Propiciar ao aluno uma visão algébrica de polinómios
CONTEUDO PROGRAMATICO:
1. Anel, domínio e corpo
l. l O anel Z dos Números Inteiros
l .2 Definição formal de anel, domínio e corpo
l .3 Propriedades dos anéis
2. Anéis especiais
2.1 Anel de funções
2.2 Anel de matrizes
2.3 O anel Zn
2.4 O anel produto cartesiano
3. Subanéis, ideais e anéis quocientes
3.1 Subanéis
3.2 Divisibilidade em domínios, elementos irredutíveis e elementos primos
3.3 Ideais
3.4 Aritmética de ideais
3.5 Ideais primos e ideais maximais
3.6 Anéis quocientes
4. Homomorfismo e isomorfismo
4.1 Homomorfismo de anéis
4.2 Propriedades dos homomorfismos
4.3 Isomorfismo de anéis
4.4 Teoremas do isomorfismo
5. O corpo C dos Números Complexos
5. l Construção do corpo C
5.2 Conjugado e norma
5.3 Forma trigonométrica e potências
5.4 Raiz n-ésima complexa, raízes primitivas
5.5 Subdomínios de C
6. Anéis de polinómios
6.1 Os anéis K[X], K corpo
6.2 O algoritmo da divisão e raízes
6.3 Irredutibilidade - critério de Eisenstein
6.4 Ideais e Máximo divisor comum
6.5 Comparação entre Z e K [X]
BIBLIOGRAFIA:
1. M. P. Carmo, A. C. Morgado e E. Wagner, Trigonometria e números complexos (Coleção do Professor de Matemática), Rio de Janeiro: SBM, 1992
2. H. H. Domingues e G. Iezzi, Algebra moderna, 4a. ed., São Paulo: Atual, 2003.
3. A. Gonçalves, Introdução à Algebra, 5a. ed. (Projeto Euclides), Rio de Janeiro: IMPA, 2001.
4. A. Hefez, Curso de álgebra, vol. I (Coleção Matemática Universitária), Rio de Janeiro: IMPA, 1993.
5. L. H. J. Monteiro, Elementos de álgebra, Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1978.
Prática Pedagógica como Componente Curricular
A Prática Pedagógica como Componente Curricular (PPCC) na disciplina Algebra I tem por objetivo relacionar o conteúdo trabalhado na disciplina com o conteúdo que será objeto de trabalho do futuro professor no Ensino Fundamental e Médio. O trabalho de Prática deve ser feito nas unidades 5 (Números Complexos) e 6 (Polinómios).