UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

CENTRO DE CIENCIAS FISICAS E MATEMATICAS

DEPARTAMENTO DE MATEMATICA


PROGRAMA DE MTM 7304 – MATEMÁTICA PARA ZOOTECNIA II


PRÉ-REQUISITO:

Nº DE HORAS-AULA SEMANAIS: 03

TOTAL DE HORAS-AULA: 54

SEMESTRE: 2008/2

CURSO: Zootecnia


EMENTA: Derivadas e suas Aplicações. Integrais.


OBJETIVOS GERAIS: Proporcionar aos alunos os conhecimentos básicos de derivadas e integrais, a fim de que possam resolver, em seu curso e em sua vida profissional, problemas que dependem destes conteúdos.


PROGRAMA:


1) Derivada: derivada de uma função num ponto; interpretação geométrica; derivada de uma função; a reta tangente; continuidade de funções deriváveis; derivadas laterais, regras de derivação; derivada de função composta (regra da cadeia); derivada da função inversa; derivadas das funções elementares; derivadas sucessivas; derivação implícita.


2) Aplicações da derivada: Taxa de variação; máximos e mínimos; teorema de Rolle; Teorema do Valor Médio; funções crescentes e funções decrescentes; critérios para deter minar os extremos de uma função; concavidade; pontos de inflexão; esboço de gráficos; problemas de maximização e minimização; Regras de L' Hospital.


3) Integral: definição de integral através das soma de Riemann; primitiva de uma função; Teorema Fundamental do Cálculo; propriedades da integrais; integral indefinida e suas propriedades; fórmula de integrais imediatas; integração por substituição e por partes; cálculo de áreas; cálculo de volumes de sólidos de revolução.


BIBLIOGRAFIA:


KUELKAMP, Nilo. Cálculo I. Florianópolis, Editora da UFSC, 2006.

FLEMMING, Diva Marília; GONÇALVES, Mirian Buss. Cálculo "A". São Paulo: Makron

Books, 1992.

LEITHOLD, Louis. O cálculo com Geometria Analítica. São Paulo: Harbra, 1977.

SWOKOWSKI, Earl William. Cálculo com Geometria Analítica. MAKRON Books. v. 1.

STEWART, James – Cálculo. São Paulo: Editora Thomson, 2006. vol 1 5ª Edição.