PLANO DE ENSINO
DISCIPLINA: CÁLCULO A
CÓDIGO: MTM 5161
PRÉ-REQUISITO:
Nº DE AULAS SEMANAIS: 04
Nº TOTAL DE AULAS: 72
SEMESTRE: 97.2
PROFESSORES: Mariano Moreira, Miguel Pelandré Perez, Rosimary Pereira Mericles Thadeu Moretti.
EMENTA: Funções reais de variável real; funções elementares do cálculo noções sobre limite e continuidade; a derivada; aplicações da derivada; integral definida e indefinida.
CURSOS: Engenharia Química, Engenharia de Alimentos, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Controle e Automação, Engenharia de Produção e Sistemas, Engenharia Mecânica - turma 139B, e Computação.
OBJETIVOS ESPECIFICOS:
PROGRAMA:
1) Funções: Definição; domínio; imagem; gráficos; funções especiais (função constante, função linear, função módulo função polinomial, função racional); função composta, função par e ímpar; função inversa; funções elementares (função exponencial e logarítmica, funções trigonométricas e funções trigonométricas inversas, funções hiperbólicas e hiperbólicas inversas).
2) Noções sobre limite e continuidade: Noção intuitiva de limite; definição; propriedades, teorema da unicidade; limites laterais; limites no infinito e limites infinitos; limites fundamentais; assíntotas horizontais e verticais; definição de continuidade e propriedades.
3) A derivada: A reta tangente, definição de derivada; interpretação geométrica; derivadas laterais; regras de derivação; derivada de função composta (regras da cadeia); derivada da função inversa; derivada das funções elementares; derivadas sucessivas; derivação implícita.
4) Aplicações da derivada: Velocidade e aceleração; taxa de variação; máximos e mínimos; teorema de Rolle e teorema do valor médio; funções crescentes e decrescentes; critérios para determinar os máximos e mínimos; concavidade; ponto de inflexão; esboço de gráficos; problemas de máximização e minimização; Regras de L'Hospital. Diferencial.
5) Integral definida e indefinida: Primitiva de uma função. Teorema Fundamental do Cálculo. Integral indefinida. Propriedades. Integrais imediatas. Integração por substituição e por partes. Cálculo de áreas.
METODOLOGIA: O conteúdo programático será desenvolvido através de:
aulas expositivas dialogadas onde o professor se utilizará de quadro de giz.
AVALIAÇÃO: O aluno será avaliado através de quatro provas escritas obrigatórias.
A média final será a média aritmética simples das quatro notas obtidas nas provas.
Estará aprovado o aluno com freqüência suficiente, que obtiver nota maior ou igual a seis na média final, segundo o artigo 28 do capítulo IV da reforma acadêmica - Legislação Básica.
O conteúdo para cada prova escrita poderá ser assim distribuído:
1ª Prova - 1ª e 2ª Unidades (até limites fundamentais)
2ª Prova - 2ª unidade (restante) e 3ª unidade
3ª Prova - 4ª unidade
4ª Prova - 5ª unidade
RECUPERAÇÃO:
De acordo com o parágrafo 2º do artigo 26 do capítulo IV da legislação referida acima: "o aluno com freqüência suficiente, que apresentar aproveitamento insuficiente, terá direito à recuperação prevista no plano de ensino, desde que sua média final não seja inferior a três".
Será realizada uma prova final de todo conteúdo, sendo aprovado o aluno que obtiver nota igual ou superior a seis.
CRONOGRAMA:
1ª Unidade: Funções ........................................ 10 aulas
2ª Unidade: Limites ......................................... 12 aulas
3ª Unidade: Derivada ...................................... 14 aulas
4ª Unidade: Aplicação de derivadas ................. 16 aulas
5ª Unidade: Integral definida e indefinida ......... 12 aulas
PROVAS:.........................................................08 aulas
TOTAL DE AULAS ....................................... 72 aulas
BIBLIOGRAFIA:
Florianópolis, 03 de julho de 1997
Prof. Mariano Moreira
Coord. da disciplina
OBSERVAÇÃO: O curso de Engenharia Mecânica turma 139A seguirá um plano de ensino especial de implementação do projeto REESC\MTM.