A Escola de Verão

Desde de o ano de 2000, o departamento de matemática da Universidade Federal de Santa Catarina - Florianópois organiza o evento de nome Escola de Verão. O objetivo principal deste evento é preparar alunos em fases finais de graduação e pós-graduandos para estudos mais avançados, com fins de pesquisa em Matemática. Isto é possibilitado pela interação dos alunos com professores e pesquisadores de diversas áreas da Matemática.

Além disso, os resultados obtidos pelos alunos nos cursos de Introdução à Análise e Introdução à Análise Funcional também são utilizados na distribuição de vagas e bolsas nos Programas de Mestrado e de Doutorado em Matemática Pura e Aplicada.

Histórico do Evento

Este evento teve a sua primeira edição em 2000 e desde então tem conseguido, a cada ano, reunir pesquisadores visitantes, colaboradores e potenciais alunos para nosso Programa de Pós-Graduação. Por conta da pandemia de COVID-19 e das subsequentes restrições sobre eventos, a Escola tomou o formato remoto pela primeira vez no ano de 2020 e seguiu assim até o ano de 2022. Felizmente no ano de 2023 poderemos novamente retornar ao formato presencial.

Dentre as atividades realizadas, os minicursos e as palestras permitem a interação entre seus participantes, propiciando a comunicação entre pesquisadores de áreas distintas, o que resulta numa melhor produção científica e, consequentemente, numa melhor formação para os alunos do nosso Programa de Pós-Graduação.

Além disso, a Escola de Verão tem tido grande importância na divulgação de nosso Programa de Pós-Graduação, permitindo que alunos das mais diversas universidades possam conhecer, vivenciar e interagir com a rotina e com os professores de nosso departamento.