A Escola de Verão

O Departamento de Matemática da Universidade Federal de Santa Catarina oferece anualmente um evento que convida alunos em fase final de graduação, pós-graduandos, professores e pesquisadores, a participar de atividades de ensino e pesquisa. Além de proporcionar interação entre os participantes através de palestras e minicursos, a Escola de Verão tem como um de seus principais objetivos, o de auxiliar na seleção de novos alunos para o Programa de Mestrado em Matemática Pura e Aplicada.


Histórico do Evento

Este evento teve a sua primeira edição no ano 2000 e desde então tem conseguido, a cada ano, reunir pesquisadores visitantes, colaboradores e potenciais alunos. Nos últimos anos a Escola de Verão teve uma média de 70 participantes, e dentre as atividades realizadas, em particular, os minicursos e as palestras tem permitido a comunicação entre pesquisadores de áreas distintas, o que resulta numa melhor produção científica, e consequentemente, numa melhor formação para os alunos do nosso Programa de Pós-Graduação em Matemática Pura e Aplicada.

Vale ressaltar a importância da contribuição das agências fomentadoras em edições anteriores deste evento, proporcionando assim um melhor ambiente para pesquisa nesta Universidade. Além disso, este evento tem tido grande importância na divulgação de nosso Programa de Pós-Graduação, permitindo que alunos das mais diversas universidades possam conhecer, vivenciar e interagir com a rotina e com os professores de nosso departamento.

O desempenho dos alunos no curso de nivelamento vem sendo utilizado, com sucesso, como um dos critérios para o ingresso na Pós-Graduação. Os minicursos tem exercido também a função de "workshops" sobre os temas abordados.