• alt
  • alt
  • alt

Última Atualização: 15 de Setembro de 2014

Relato de Experiência

------------------------------------

Universidade Federal de Goiás

Título: O projeto Matemática no circo como espaço para reflexão do futuro professor de Matemática

Autores: Mayline Regina Silva, Ana Carolina de Souza Antunes, Karina Alves Bomtempo, Larissa Almeida Lima, Rangel Gonçalves Afonso, Wellington Lima Cedro

O Projeto Matemática no Circo é desenvolvido na Escola de Circo Laheto, situada em Goiânia-Go, que recebe crianças de cinco a dezoito anos de idade, provenientes de escolas públicas de bairros próximos ao mesmo. O foco principal do projeto é desmistificar a Matemática, por meio de atividades lúdicas vinculadas à arte circense. Um dos grandes desafios encontrados está relacionado ao contexto de trabalho, pois se difere em muitos aspectos das instituições de ensino, por isso, julgamos indispensável o desenvolvimento do planejamento como parte da prática docente, para que as atividades elaboradas alcance nossos objetivos.

------------------------------------

Universidade Federal de Uberlândia

Título: A escola vem à FACIP: uma atividade do PET Matemática Pontal

Autores: Tânia Maria Machado de Carvalho, Angelica Lourenço Oliveira, Arianne Alves da Silva , Bruna Luiza de Faria Rezende,Heinrich da Solidade Santos, James Hudson Antonieti Bego, José Henrique Souza Braz, Magna Paulina de Souza Ferreira, Mirianne Andressa Silva Santos e Ranielle Felipe Brito de Freitas

Dentre as diversas ações realizadas pelo PET Matemática Pontal, destacamos uma especificamente de extensão, a atividade: A escola vem à FACIP. Ora, ensinar Matemática é uma das grandes metas das escolas e do governo, já que é a base para a constituição, com qualidade, de diversas outras ciências necessárias ao desenvolvimento científico e tecnológico. Para este ensino, existem diversas fontes às quais o docente pode recorrer para a melhoria da sua qualificação, contribuindo para o processo de aprendizagem; dentre estas fontes, encontra-se o software R, que é um ambiente de programação estatística e gráfica. O presente trabalho foi desenvolvido a partir das experiências vivenciadas no ano de 2014, em uma atividade proposta pelo PET Matemática Pontal, do curso de Matemática da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) na Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (FACIP). Foram analisadas informações sobre a Copa do Mundo 2014, e respondidas as questões sobre a maneira que a FIFA poderia utilizar para chegar aos resultados disponíveis em seu site oficial. Nesse sentido, o PET Matemática Pontal, por meio da atividade A escola vai à FACIP, pôde contribuir com a formação dos interessados em obterem conhecimentos para além de suas grades curriculares.

------------------------------------

Universidade Federal de Goiás

Título: Rompendo as barreiras da comunicação

Autores: Alessandra Gonçalves Martins, Cinthia Araújo da Silva Vilanova, Edson Ferreira da Costa Junior, José Pedro Machado Ribeiro, Lorrana Cristina de Sousa Gomes, Mario Hiroichi Yamamoto, Raul Rodrigues de Oliveira e Ramon Walison Reis

O Projeto Jornal e Boletim Integrando, criado pelo grupo PETMAT (Programa de Educação Tutorial da Licenciatura em Matemática), tem como objetivo facilitar o acesso a conteúdos da área de Matemática, Educação Matemática e de assuntos diversos no âmbito acadêmico à comunidade interna e externa à Universidade Federal de Goiás (UFG). O Projeto é desenvolvido em etapas, essas são: planejamento, elaboração, revisão, diagramação gráfica, impressão, divulgação e distribuição. Este último realiza-se tanto no âmbito interno da Universidade (Grupos PET, Unidades Acadêmicas e Pró-Reitorias), quanto externamente (Escolas das redes Municipal e Estadual, Grupos PET de Matemática e algumas instituições de nível superior de matemática), contemplando as dimensões de ensino e extensão. Após a publicação de sete edições do Boletim Integrando e três do Jornal Integrando, o projeto encontra-se em plena atividade, auxiliando de forma significativa à formação de seus leitores. Refletindo sobre os desafios enfrentados, objetivos e contribuições. O grupo PETMAT vem sendo gratificado com estes dez produtos, por meio do aumento da contribuição da produção dos mesmos e pela boa aceitabilidade que se tem obtido de vários pessoas e instituições de todo o país.

------------------------------------

Universidade Federal de Goiás

Título:Matemática Básica em Perspectiva: Contribuições para o Ensino da Matemática

Autores: Alessandra Gonçalves Martins, Cinthia Araújo da Silva Vilanova, Edson Ferreira da Costa Junior, José Pedro Machado Ribeiro, Lorrana Cristina de Sousa Gomes, Mario Hiroichi Yamamoto, Raul Rodrigues de Oliveira e Ramon Walison Reis

O projeto Matemática Básica em Perspectiva é realizado pelo PETMAT-UFG, e se originou a partir de inquietações do grupo ao se deparar com as dificuldades, em matemática, apresentadas por pessoas que concluíram a educação básica. O projeto tem como objetivo diagnosticar, compreender e propor ações formativas acerca do conhecimento matemático para essas pessoas. Nesta perspectiva o curso está sendo oferecido à comunidade, com o intuito de contemplar conhecimentos referentes à disciplina de matemática da Educação Básica. Para tanto, as ações pedagógicas pautam-se na qualidade de ensino, para que venham possibilitar que os cursistas sejam capazes de compreender os referidos conhecimentos e competências, importantes para a sua trajetória pessoal e profissional. O projeto foi desenvolvido por meio de seis etapas: leituras e discussões de textos; levantamento dos conteúdos referentes à disciplina de Matemática oferecida na Educação Básica; desenvolvimento e aplicação do curso; análise dos dados obtidos durante as realizações do curso; e avaliação do processo. Desta forma, as ações desenvolvidas contribuem para a aprendizagem das pessoas participantes do curso, e para a formação dos licenciandos em matemática envolvidos no projeto.

------------------------------------

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões Campus Santo Ângelo

Título: Figuras semelhantes e Teorema de Tales

Autores: Magali Deckert Arndt e Carla Maso Pires

Um dos grandes desafios para que o ensino da Matemática seja eficiente é despertar a motivação no educando para que possa criar gosto pelos conceitos que a disciplina demanda. O presente Projeto foi elaborado com o objetivo de realizar o estudo das Figuras Semelhantes e do Teorema de Tales através da vivencia de uma situação real em sala de aula. Selecionamos uma turma de Ensino Fundamental e, mediante conversa informal, optamos pela confecção de uma camiseta já que essa peça faz parte da vestimenta de todos os envolvidos. Mediante as medidas da parte superior de cada aluno, propomos o desenho dos moldes personalizados em papel milimetrado e papel pardo e, com esse material, apresentamos os conceitos matemáticos propostos. Quando os desafios que envolveram todas as etapas do projeto estavam plenamente entrelaçados com os objetivos matemáticos para esse nível, compartilhamos com a comunidade escolar sobre esse impulso que propulsionou nossa aprendizagem e comportamento a ação desenvolvida durante todo o trabalho. Através das narrativas e posturas apresentadas pelos alunos, verificamos significativas contribuições tanto na aprendizagem matemática quanto em atitudes socioeducativas.

------------------------------------

Universidade Nacional de Brasília

Título: Experiência com alunos e professores sobre números contrutíveis utilizando régua e compasso

Autores: Angélica Félix, Roberta Novais e João Paulo dos Santos

Resumo: No trabalho que segue, mostraremos o desenvolvimento e os resultados de experiências realizadas pelos autores através de um minicurso oferecido para alunos do curso de licenciatura em Matemática e professores da rede de ensino local. Os objetivos deste minicurso foram: apresentar uma compreensão do significado de um número construtível, resgatar e mostrar quão importante é a construção com régua e compasso no ensino, relacionar geometria e álgebra apresentando novas resoluções de questões algébricas com construção geométrica e observar como o conteúdo foi compreendido por alunos e professores, relacionando conhecimento prévio e experiência em sala de aula. Além dos objetivos serem alcançados, a observação do comportamento dos alunos e professores o desenvolvimento do minicurso nos fez refletir sobre a formação dos professores na graduação e da consequente formação dos alunos que ingressam na universidade.

------------------------------------

Universidade Federal do Mato Grosso

Título: A Divulgação da História da Matemática e da Educação Matemática Por Meio do Jogo de Perfil Matemático

Autores: Admur Severino Pamplona (Professor Colaborador) e Wanderleya Nara Gonçalves Costa (Tutora)

Resumo: Neste trabalho, narraremos o processo de elaboração de um jogo educativo destacando as possibilidades de favorecimento de aprendizagens desta experiência. Então, ressaltaremos a presença de fatores tais como a reflexão e a pesquisa nesta atividade que teve como objetivo gerar instrumentos de divulgação da História da Matemática e da Educação Matemática, como forma de contribuir para que as pessoas compreendam melhor a evolução destas áreas de conhecimento. Além de cumprir seu objetivo junto ao público alvo, a atividade colaborou para que os estudantes da Licenciatura em Matemática diretamente envolvidos com ela – dois bolsistas PET e uma bolsista PIBID - pudessem refletir sobre os distintos lugares sociais e culturais da construção do conhecimento matemático. Os estudantes puderam ainda vivenciar a pesquisa que ampara a elaboração de materiais didáticos e discutir os jogos enquanto opção metodológica para o ensino-aprendizagem da matemática.

------------------------------------

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Título: A Contribuição do Pré Enem de Matemática para a Formação Docente

Autores: Amanda Cristina Siqueira, Andréia Zanchetti, Claiton Müller, Cristiana Pilatti, Cristiane Ferrari Rizzi, Giovana de Oliveira, Kassiane Gabriel, Rafaela Sehnem, Tatiane Maria Romio, Wagner Rogério Costa Barbosa, Jefferson Garcia e Wagner Barbosa.

Resumo: A discussão sobre a maneira pela qual a matemática é problematizada na sala de aula pode provocar questionamentos entre os docentes sobre suas práticas, os quais possibilitam a ressignificação sua didática em sala de aula. Aprender matemática não é somente decorar fórmulas e métodos de resolução de situações que se repetem. O aluno aprende matemática de fato quando souber qual o significado e as possíveis aplicações daquilo que está diante dele no papel, isto é, tornando-se matemático. Nesse sentido o Grupo PET Matemática desenvolveu junto com sua tutora o grupo de estudos denominado Pré Enem de Matemática que possibilita aos estudantes do ensino médio uma visão diferenciada dos problemas matemáticos abordados no ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio. Ao mesmo tempo em que, para os estudantes do ensino médio, é uma preparação para a prova, para os licenciatura em Matemática representa uma oportunidade de aprendizagem da docência, antes do estágio supervisionado obrigatório. O Enem é a porta de entrada de muitos jovens estudantes de Ensino Médio de todo o Brasil para a universidade ou instituição de ensino superior e os integrantes do Grupo PET veem isso como uma possibilidade de colocar os seus conhecimentos em prática de maneira efetiva.

------------------------------------

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Título: PET Matemática e a Formação Continuada de Professores

Autores: Amanda Cristina Siqueira, Andréia Zanchetti, Claiton Müller, Cristiana Pilatti, Cristiane Ferrari Rizzi, Giovana de Oliveira, Kassiane Gabriel, Rafaela Sehnem, Tatiane Maria Romio, Wagner Rogério Costa Barbosa, Jefferson Garcia e Wagner Barbosa.

Os alunos da educação básica constantemente perguntam: “Para que eu tenho que aprender esse conteúdo? Precisa mesmo disso? Eu vou usar isso um dia na minha vida?”. Esses e outros questionamentos nos fazem refletir sobre diversos temas relevantes para o ensino da matemática, tais como conteúdos ensinados, práticas educativas, métodos de ensino e diversidades encontradas na sala de aula. Além do descaso observado em relação ao ensino de determinados conteúdos por parte dos professores por julgarem “incompreensíveis” com a capacidade de compreensão dos alunos. Relacionar o conteúdo a ser ensinado ao processo de aprendizagem dos alunos é um desafio para a formação de professores, o qual, sem uma reflexão crítica sobre a prática pedagógica, a partir de referenciais teóricos capazes de dar conta dessa complexidade, dificilmente resultará em melhoria da qualidade de aprendizagem das noções matemáticas, tanto no contexto da formação de professores quanto na aprendizagem de matemática nas escolas de educação básica. Com esse intuito o Grupo PET Matemática do IFRS- Câmpus Bento Gonçalves propõe encontros mensais com professores da rede municipal de ensino para refletir sobre novas práticas docentes.

------------------------------------

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Título: Os Jogos e a Reinvenção do Ensino de Matemática

Autores: Amanda Cristina Siqueira, Cristiana Pilatti e Fernanda Zorzi.

Um processo de aprendizagem baseado em prestar atenção, copiar e repetir pode ser o motivo do desinteresse e do fracasso na aprendizagem das noções matemáticas denunciados pelos baixos índices de rendimento dos estudantes da educação básica. A prática pedagógica precisa ser continuamente pensada, repensada, e modificada. É nesse sentido que se buscou estabelecer uma articulação entre os professores da rede pública de ensino e o Grupo PET Matemática do IFRS – BG. Essa ação consistiu no planejamento e aplicação de uma oficina de jogos lógico-matemáticos intitulada "Laboratório Itinerante de Matemática". O desenvolvimento dessa atividade foi extremamente positivo para os bolsistas, pois trouxe novos elementos para a formação acadêmica ao proporcionar vivências na prática docente e possibilitou a reflexão sobre a escolha de que tipo de professor queremos ser: um professor moldável aos alunos, ou um professor que se utiliza dos mesmos métodos de ensino com os quais foi educado.

------------------------------------

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Título: O Software Maple e a Aprendizagem de Cálculo

Autores: Claiton Müller, Fernanda Zorzi e Wagner Rogério Costa Barbosa

Este trabalho tem por finalidade relatar um minicurso que propunha uma abordagem dinâmica e computacional. Éresultadoda reflexão do Grupo PET Matemática do câmpus Bento Gonçalves do Instituto Federal do Rio Grande do Sul sobre aexperiênciadaconstrução dos conceitos de Cálculo Diferencial e Integral a partir do uso de tecnologias de informação e comunicação. Organizou-se um tutorial, utilizando-se asferramentas e comandos existentes no software Maple 15para resolver exercícios e problemasdecorrentes dos tópicos de Cálculo.Os participantes exploraram as ferramentas eutilizaram comandos, tornando o Maple uma ferramenta de estudo deCálculo para os componentes curriculares do curso de formação inicial.Para os bolsistas do PET a ação representou uma oportunidade de pesquisa e uma experiência importante de formação docente.

------------------------------------