Há várias forma de representar matizes utilizando o programa "Maple". Para iniciar vamos considerar uma matriz de ordem 3x4, ou seja, uma matriz com três linha e quatro colunas, dada por
Antes de executar os comandos da matriz devemos carregar o pacote principal que envolve os comandos principais de matrizes e álgebra linear. O pacote é dado por textbfwith(linalg)", e é executado da seguinte forma na tela do Maple:
with(linalg):
Observe que quando queremos executar o comando sempre utilizamos o sinal de textbfponto e virgula" após o comando digitado, e quando queremos que o "Maple" memoriza o comando sempre colocamos textbfdois pontos" após o comando, como acima.
1 Maneira
A:=matrix([[a[11],a[12],a[13],a[14]],[a[21],a[22],a[23],a[24]],
[a[31],a[32],a[33],a[34]]]):
A=matrix(A);
2 Maneira
A:=matrix(3,4,[a[11],a[12],a[13],a[14],a[21],a[22],a[23],a[24],
a[31],a[32],a[33],a[34]]):
A=matrix(A);
3 Maneira
A:=array([[a[11],a[12],a[13],a[14]],[a[21],a[22],a[23], a[24]],
[a[31],a[32],a[33],a[34]]]):
A=matrix(A);
4 Maneira
A:=convert([[a[11],a[12],a[13],a[14]],[a[21],a[22],a[23],a[24]],
[a[31],a[32],a[33],a[34]]],
matrix): A=matrix(A);
Observação
Por exemplo,
A:=array([[2,3,-5,1],[-4,2,-2,-1],[3,0,5,7]]):
A=matrix(A);
A última notação textbfA=matrix(A)'e opcional. Caso não coloquemos, a representação da matriz fica da seguinte forma:
A:=array([[2,3,-5,1],[-4,2,-2,-1],[3,0,5,7]]);
Nesse caso, no final do comando devemos colocar textbfponto e virgula" em vez de textbfdois pontos" como anteriormente.