O Exame de Proficiência em Pré-Cálculo (MTM3100)

Dúvidas, perguntas mais comuns e informaçõe.



O que é?

O Exame de Proficiência em Pré-cálculo é uma prova cujo objetivo é avaliar se o aluno possui boa base matemática. O aluno aprovado é dispensado de cursar a disciplina Pré-cálculo (MTM3100), enquanto o aluno reprovado deve cursá-la. Esta disciplina trata apenas de conteúdo dos ensinos fundamental e médio e foi criada para oferecer suporte aos estudantes que ingressam na UFSC sem a devida preparação em matemática (algo bastante comum atualmente).

O aluno dispensado recebe Conceito ‘V’ na disciplina de Pré-Cálculo, descontabilizando essa disciplina do histórico do aluno.



O Pedido de Dispensa:

Se você obteve nota igual ou superior a 6,0 na prova de Matemática do vestibular UFSC (2018, 2018.2, 2019, 2019.2 e 2020) ou alcançou nota igual ou superior a 750 pontos na prova de Matemática e suas Tecnologias do ENEM (2017 ou 2018 ou 2019 ou 2020), então pode solicitar a dispensa do pré-cálculo e não precisa fazer o exame de proficiência. Neste caso, basta solicitar essa dispensa e comprovar o resultado, preenchendo o seguinte formulário: Formulário de Dispensa do Pré-Cálculo (2021.2)



Quem pode fazer?

Estão aptos a fazer a prova os alunos recém ingressados na UFSC, dos cursos: Administração, Administração (noturno), Ciências Contábeis, Ciências Contábeis (noturno), Ciências da Computação, Ciências Econômicas, Ciências Econômicas (noturno), Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção Civil, Engenharia de Produção Elétrica, Engenharia de Produção Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia Sanitária e Ambiental, Física - Bacharelado, Física - Licenciatura (noturno), Geologia, Meteorologia, Oceanografia, Química - Bacharelado e Química - Licenciatura.



Meu curso não está na lista acima. Posso fazer o exame?

Não.



Cursei a disciplina Pré-cálculo e reprovei. Posso fazer o exame?

Não.



SEMESTRE 2021-2
Preencher o Termo de Ciência do exame de Proficiência <
AQUI> e entregar na coordenadoria do seu curso!
Data: Será aplicado de forma virtual entre os dias 15/10/2021(às 9 horas) até 22/10/2021(às 21 horas)
Duração: 6 horas
Local: Será aplicado de forma remota no ambiente virtual Moodle. Se você não está inscrito nesta página, então pode solicitar a inscrição preenchendo o seguinte formulário: Exame de Proficiência em Pré-Cálculo (2021.2)
Material necessário: Computador com acesso à Internet.
Quem pode fazer: alunos ingressantes no segundo semestre de 2021 dos cursos listados acima.

IMPORTANTE: Todos os estudantes com nota igual ou a 6,0 na prova de Matemática do vestibular de 2018, 2019 ou 2020 da UFSC ou com nota igual ou superior a 750 pontos na prova de Matemática e Suas Tecnologias no ENEM de 2017, 2018, 2019 ou 2020 estão dispensados da disciplina MTM 3100 - Pré-Cálculo e do Exame de Proficiência em Pré-Cálculo


Link direto para a página do exame 2021.2 no Moodle:

https://moodle.ufsc.br/course/view.php?id=145902



Obs.1: Se você não consegue ter acesso à página do exame de proficiência em pré-cálculo no Moodle, então deve solicitar a sua inscrição preenchendo o seguinte formulário:

Exame de Proficiência em Pré-Cálculo (2021.2)



Obs.2: Se o seu processo de matrícula ainda não foi concluído, então você não terá acesso ao Moodle da UFSC e deve entrar em contato com a coordenação do seu curso.



Devo comunicar alguém para poder fazer o exame?

Não. Desde que você se enquadre nas condições do item Quem pode fazer? acima, basta comparecer no dia e local informados.



O que acontece se eu não fizer o exame?

A única implicação é que você perde a chance de ser dispensado da disciplina Pré-cálculo (MTM3100), a qual será cursada no primeiro semestre de sua graduação. Em nenhum lugar do seu histórico escolar constará que você não compareceu ao exame.



Fiz o exame. E agora?

O exame será corrigido pelo Departamento de Matemática no mesmo dia da aplicação. Se a nota for maior ou igual a 6,0, esta nota irá para o histórico escolar como a nota da disciplina Pré-cálculo e, automaticamente, o aluno ganha matrícula na disciplina Cálculo 1 (MTM3101), que sucede Pré-cálculo. Se a nota for menor que 6,0, esta nota não aparecerá em nenhum lugar do histórico escolar e o aluno permanece matriculado na disciplina Pré-cálculo no seu primeiro semestre letivo. Para saber a sua nota no exame, compareça na secretaria do seu curso no primeiro dia de aula.



Não passei no exame. Isso significa que eu atrasarei um semestre para me formar?

Depende do seu curso. Alguns cursos possuem espaço na sua grade para permitir a entrada da disciplina Pré-cálculo sem alterar a quantidade necessária de semestres para conclusão do curso. Outros cursos (principalmente as engenharias) necessitam de matemática universitária logo no primeiro semestre, atrasando em um semestre o prazo de conclusão para aqueles que não passarem no exame (e, consequentemente, cursarem a disciplina Pré-cálculo).



Como devo me preparar para o exame?

O conteúdo cobrado ne exame é o mesmo do programa da disciplina Pré-cálculo, com a maioria das questões sendo trabalhadas no contexto de funções. Para se preparar, você deve estudar os tópicos do programa da disciplina.



Há algum modelo de prova?

Sim. No link abaixo, há os exames aplicados desde 2017.

Exames Anteriores



Preciso de ajuda para encontrar material para estudar.

Em breve, o Departamento de Matemática disponibilizará todo o curso de Pré-cálculo no formato de vídeo-aulas. Esta será nossa principal referência de preparação. Enquanto as vídeo-aulas não ficam prontas, disponibilizamos as listas de exercícios da disciplina Pré-cálculo. Você pode se preparar para o exame por elas.

Listas de exercícios

Você também pode usar o excelente material online disponibilizado pela Sociedade Brasileira de Matemática, através da OBMEP, no site

http://matematica.obmep.org.br/

Este site possui vasto conteúdo dos ensinos fundamental e médio, separados em módulos. Consideramos todos os módulos como essenciais. Mas, se o objetivo é aprender o conteúdo necessário para o exame de proficiência, recomendamos os módulos:

(1) Ano do Ensino Fundamental.

(2) Ano do Ensino Fundamental.

(3) Ano do Ensino Fundamental.

(4) Ano do Ensino Fundamental.

(5) Ano do Ensino Médio.

(6) Ano do Ensino Médio.

(7) Ano do Ensino Médio.

(8) Tópicos Adicionais.