Tese, dissertação e TCC

 
 

Publicação do GPEEM, em versão final, de Trabalhos de Conclusão de Curso, Monografias, Dissertações e Teses no Formato PDF.

Para salvar os arquivos em seu computador, clique com o botão direito do mouse no link e escolha "Salvar destino como...". Como os arquivos estão em formato PDF, para abri-los você precisa ter o Acrobat Reader.

 

Trabalhos acadêmicos
Download em PDF
Teses

FLORES, Cláudia R. Olhar, Saber, Representar: ensaios sobre a representação em perspectiva. 188p. Tese de Doutorado. PPGE/UFSC. 2003.

Orientação: Méricles T. Moretti

 

Resumo

 

BRANDT, Célia F. Contribuições dos registros de representação semiótica na conceituação do sistema de numeração. 242p. Tese de Doutorado. PPGECT/UFSC. 2005.

Orientação: Méricles T. Moretti

 

GONÇALVES, Maristela G. Obstáculos na aprendizagem: identificação e busca de superação nos cursos de formação de professores das séries iniciais. 161p. Tese de Doutorado. PPGECT/UFSC. 2006.

Orientação: Méricles T. Moretti

 

COLOMBO, Janecler A. A. Representações semióticas no ensino: contribuições para reflexões acerca dos currículos de matemática escolar. 252p. Tese de Doutorado. PPGECT/UFSC. 2008.

Orientação: Méricles T. Moretti

 

Dissertações

CORRÊA, Cirlei M. de S. Rede de pesca: um elemento mediador para o ensino de geometria. 180p. Dissertação de Mestrado. PPGE/UFSC. 2000.

Orientação: Méricles T. Moretti

 

ARRUDA, Joseane P. Cidadania e matemátioca no livro didático para as séries iniciais do ensino fundamental. 117p. Dissertação de Mestrado. PPGECT/UFSC. 2004.

Orientação: Méricles T. Moretti

 

SOARES, Maricélia. Projetos de Trabalho e Avaliação por Competências: Encontros, desencontros e contribuições à Educação Matemática. 127p. Dissertação de Mestrado. PPGECT/UFSC. 2004.

Orientação: Méricles T. Moretti

 

BUEHRING, Roberta S. Análise de dados no início da escolaridade: uma realização de ensino por meio dos registros de representação semiótica. 133p. Dissertação de Mestrado. PPGECT/UFSC. 2006.

Orientação: Méricles T. Moretti

 

BURATTO, Ivone C. F. Representação semiótica no ensino da geometria: uma alternativa metodológica na formação de professores. 142p. Dissertação de Mestrado. PPGECT/UFSC. 2006.

Orientação: Cláudia R. Flores

 

Trabalhos de Conclusão de Curso

SANTOS, Piersandra S. Relação com o saber: alunos de 8a e 9a fase do Curso de Licenciatura em Matemática. 99p. Trabalho de Conclusão de Curso. Licenciatura em Matemática/UFSC. 2005.

Orientação: Cláudia Regina Flores

 

ROLOFF, Louise M. Gráficos e tabelas: análise do funcionamento cognitivo e representacional em atividades didáticas do livro didático. 65p. Trabalho de Conclusão de Curso. Licenciatura em Matemática/UFSC. 2005.

Orientação: Cláudia Regina Flores