PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR (PCC)



Álgebra Linear I
MTM 7105
 

Ano 2012 - Primeiro Semestre


 


Tema:                


A Modelagem Matemática como Metodologia do ensino da Matemática. Como ensinar Matrizes e Sistemas Lineares no Ensino Médio usando modelos matemáticos.


 Objetivos:        



 


  Metodologia:

Etapa 1:     Formar grupos de 2-3 alunos (máximo).

Etapa 2:     Escolher um conjunto de problemas reais modelados matemáticamente usando Matrizes e Sistemas de Equações Lineares ou um tópico relacionado com a modelagem matematica em Álgebra Linear e o Ensino Médio e realizar uma proposta para a elaboração do PCC. (Nesta estapa recomenda-se realizar  uma pesquisa na Web)


Selecionar  pelo menos quatro problemas, da coleção escolhida, sobre cada um dos assuntos listados acima nos objetivos (Matrizes e Sistemas Lineares). Os problemas selecionados devem ter relação entre si e devem ser escolhidos de forma que a resolução utilize conhecimentos aprendidos na disciplina de Álgebra Linear e a aplicação do software matemático. Identificar na resolução, os elementos teóricos usados .  A seleção dos problemas deve ser feita em forma criteriosa de modo a expor a maioria dos conceitos evitando repetições. 

 

Etapa 3:     Elaborar um trabalho, que será entregue ao professor em forma impressa, onde conste:

a) Título, componentes do grupo, introdução e objetivos..

b) A exposição dos problemas, como pedido na etapa 2.

c) Uma conclusão sobre a relação do estudado na disciplina de Álgebra Linear, e os problemas abordados na coleção e as fontes utilizadas.


  

Avaliação do PCC: A nota do PCC é a média aritmética da nota da apresentação e da nota do trabalho escrito.

Esta atividade deve ser realizada ao longo do semestre e concluída na data prevista no cronograma.


 

Exemplo PCC (apenas como orientação): A MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO DE MATRIZES


Links